Resumo

Título do Artigo

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19: UMA LOJA DE VESTUÁRIO FEMININO EM PASSO FUNDO/RS
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Palavras Chave

Diagnóstico Estratégico; COVID-19; Vestuário Feminino
Strategic Diagnosis; COVID-19; Women's Clothing

Área

Estratégia

Tema

Temas Emergentes em Estratégia

Autores

Nome
1 - Guilherme Conte
Universidade de Passo Fundo - FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
2 - Ana Claudia Machado Padilha
Universidade de Passo Fundo - FACULDADE DE CIÊNCIA ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
3 - Morgana Secchi
Universidade de Passo Fundo - PPGAdm/FEAC
4 - Marcelino de Souza
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Reumo

No atual contexto da globalização, as mudanças são cada vez mais rápidas, e a concorrência mais acirrada, é imprescindível que as empresas adotem posturas estratégicas adequadas para que suas metas sejam atingidas. Evidenciado este cenário, por muitas vezes desfavorável ao desenvolvimento das pequenas empresas e diante de todas as dificuldades externas que podem surgir, como é o caso da pandemia COVID-19, que vem impactando o mundo corporativo, bem como, gerando transformações em todas as esferas, o momento exige ainda mais cuidado e atenção. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é elaborar um diagnóstico estratégico em uma loja do setor de vestuário feminino localizada na cidade de Passo Fundo/RS. Como procedimentos metodológicos a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, exploratória-descritiva, de abordagem quantitativa. Devido a pandemia, foi determinado o isolamento domiciliar, quarentena voluntária, distanciamento social e empresas trabalhando em home office. Com isso, foi realizado uma conversa informal com a proprietária através do WhatsApp, identificando uma amostra de 12 entrevistados. Após, a liberação governamental para que as empresas conseguissem retomar as atividades de forma presencial, foi realizado as entrevistas in loco, através de dois questionários, totalizando 10 questões fechadas. Além disso, os dados foram tabulados com a utilização do software Excel e, expostos em quadros. Os dados mostraram que, há uma priorização ao cliente, desde o momento do atendimento, passando pela qualidade ofertada dos produtos e também pelo relacionamento com os clientes, Além disso, a pandemia do COVID-19 no ambiente econômico, foi citado como um grande impacto negativo para a loja, pois devido ao distanciamento social, ocorreu um fluxo menor de pessoas, prejudicando diretamente o faturamento. Por fim, percebeu-se que, a pandemia impactou de forma negativa a Loja “X”, exigindo uma readaptação, pois não estavam preparados para tal situação.
n the current context of globalization, changes are increasingly fast, and competition is more fierce, it is essential that companies adopt appropriate strategic postures in order for their goals to be achieved. This scenario was evidenced, often unfavorable to the development of small companies and in view of all the external difficulties that may arise, such as the pandemic COVID-19, which has been impacting the corporate world, as well as generating transformations in all spheres , the moment demands even more care and attention. In this sense, the objective of this study is to elaborate a strategic diagnosis in a store in the women's clothing sector located in the city of Passo Fundo / RS. As methodological procedures, the research was characterized as a case study, exploratory-descriptive, with a quantitative approach. Due to the pandemic, home isolation, voluntary quarantine, social distance and companies working in the home office were determined. With that, an informal conversation with the owner was carried out through WhatsApp, identifying a sample of 12 respondents. After, the government release for the companies to be able to resume the activities in person, the interviews were carried out in loco, through two questionnaires, totaling 10 closed questions. In addition, the data were tabulated using Excel software and displayed in charts. The data showed that there is a prioritization of the customer, from the moment of service, through the quality of the products offered and also through the relationship with the customers. In addition, the COVID-19 pandemic in the economic environment was mentioned as a major impact negative for the store, because due to the social distance, there was a smaller flow of people, directly affecting the billing. Finally, it was noticed that the pandemic had a negative impact on Store “X”, requiring readaptation, as they were not prepared for such a situation.