E-commerce, Covid-19, Empresas de pequeno porte, marketplaces, Varejo
E-commerce, Covid-19, Small Businesses, marketplaces, Retail
Área
Estudos interdisciplinares sobre Covid-19
Tema
Impacto nos negócios
Autores
Nome
1 - Ismael Alan Halberstadt Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Camobi
2 - Jocias Maier Zanatta Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Cristina Anita Cassol Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
4 - Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
Reumo
Este trabalho possui como principal objetivo analisar a forma pela qual o varejo de
pequeno porte foi atingido pela pandemia causada pelo SARS-CoV-2 (Covid-19). Para tal foi
utilizada uma empresa de pequeno porte localizada no centro do estado do Rio Grande do Sul,
que já possuía inserção no e-commerce desde 2015. Foi utilizada a abordagem de estudo de
caso para o alcance dos objetivos, a coleta de dados se deu por meio de informações disponíveis
no portal da SEFAZ-RS, de observações in loco e entrevistas. Nota-se que com os fechamentos
do comércio de rua a empresa focal obteve um considerável aumento nas vendas pelo ecommerce entre os meses de abril e julho de 2020, porém, nos meses de agosto e setembro viu
suas vendas contraírem para menos da metade em relação ao ano anterior. Surge neste ponto
um resultado não esperado na pesquisa: a enorme sensibilidade que a empresa possui em relação
aos operadores logísticos e marketplaces que fazem com que esta empresa focal sofresse
diretamente os impactos negativos provenientes de greves dos correios e políticas de
rankeamento dos anúncios dentro das plataformas como o Mercado Livre e B2W.
This work has as main objective to analyze the way in which small retailers were
affected by the pandemic caused by SARS-CoV-2 (Covid-19). To this end, a small company
located in the center of the state of Rio Grande do Sul was used, which had already been inserted
in e-commerce since 2015. The case study approach was used to achieve the objectives, the
data collection was gave it through information available on the SEFAZ-RS portal, through ‘in
loco’ observations and interviews. It is noted that with the closings of street commerce the focal
company obtained a considerable increase in sales through e-commerce between the months of
April and July 2020, however, in the months of August and September it saw its sales contract
to less than half compared to the previous year. At this point, an unexpected result appears in
the research: the enormous sensitivity that the company has in relation to the logistics operators
and marketplaces that make this focal company suffer directly the negative impacts arising from
postal strikes and policies for ranking ads within the platforms like Mercado Livre and B2W.