Resumo

Título do Artigo

IMPACTO DA COVID-19 SOBRE O E-COMMERCE DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE: O CASO DO VAREJO CALÇADISTA
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Palavras Chave

E-commerce, Covid-19, Empresas de pequeno porte, marketplaces, Varejo
E-commerce, Covid-19, Small Businesses, marketplaces, Retail

Área

Estudos interdisciplinares sobre Covid-19

Tema

Impacto nos negócios

Autores

Nome
1 - Ismael Alan Halberstadt
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Camobi
2 - Jocias Maier Zanatta
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Cristina Anita Cassol
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
4 - Flavia Luciane Scherer
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas

Reumo

Este trabalho possui como principal objetivo analisar a forma pela qual o varejo de pequeno porte foi atingido pela pandemia causada pelo SARS-CoV-2 (Covid-19). Para tal foi utilizada uma empresa de pequeno porte localizada no centro do estado do Rio Grande do Sul, que já possuía inserção no e-commerce desde 2015. Foi utilizada a abordagem de estudo de caso para o alcance dos objetivos, a coleta de dados se deu por meio de informações disponíveis no portal da SEFAZ-RS, de observações in loco e entrevistas. Nota-se que com os fechamentos do comércio de rua a empresa focal obteve um considerável aumento nas vendas pelo ecommerce entre os meses de abril e julho de 2020, porém, nos meses de agosto e setembro viu suas vendas contraírem para menos da metade em relação ao ano anterior. Surge neste ponto um resultado não esperado na pesquisa: a enorme sensibilidade que a empresa possui em relação aos operadores logísticos e marketplaces que fazem com que esta empresa focal sofresse diretamente os impactos negativos provenientes de greves dos correios e políticas de rankeamento dos anúncios dentro das plataformas como o Mercado Livre e B2W.
This work has as main objective to analyze the way in which small retailers were affected by the pandemic caused by SARS-CoV-2 (Covid-19). To this end, a small company located in the center of the state of Rio Grande do Sul was used, which had already been inserted in e-commerce since 2015. The case study approach was used to achieve the objectives, the data collection was gave it through information available on the SEFAZ-RS portal, through ‘in loco’ observations and interviews. It is noted that with the closings of street commerce the focal company obtained a considerable increase in sales through e-commerce between the months of April and July 2020, however, in the months of August and September it saw its sales contract to less than half compared to the previous year. At this point, an unexpected result appears in the research: the enormous sensitivity that the company has in relation to the logistics operators and marketplaces that make this focal company suffer directly the negative impacts arising from postal strikes and policies for ranking ads within the platforms like Mercado Livre and B2W.