Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADE ABSORTIVA E INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DA GESTÃO DOS NEGÓCIOS DE JOVENS EMPREENDEDORES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Capacidade Absortiva. Inovação. Jovens empreendedores.
Absorptive Capacity. Innovation. Young entrepreneurs.

Área

Inovação

Tema

Temas Emergentes em Inovação

Autores

Nome
1 - Bruna Luisa Werlang
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAI - Itapiranga
2 - Nathalia Berger Werlang
UCEFF Faculdades - Itapiranga

Reumo

O presente estudo tem por objetivo compreender como jovens empreendedores desenvolvem a capacidade absortiva e a inovação, a partir dos processos de aquisição, assimilação, transformação e aplicação do conhecimento adquirido em fontes externas. A pesquisa se identifica como teórico-empírica, com base qualitativa, descritiva, por meio de uma pesquisa a campo operacionalizada com um estudo de casos múltiplos. A amostra da pesquisa consiste em 07 empresas geridas por jovens empreendedores. A análise de dados sucedeu por meio da análise de conteúdo, que resultou na identificação de treze categorias relacionadas à capacidade absortiva e inovação. Como principais resultados, concluiu-se que, através dos conceitos da capacidade absortiva, é relevante a troca e a busca de informações, importância do networking, e a participação em eventos e feiras para a aquisição do conhecimento. Já a assimilação do conhecimento é realizada a partir de reuniões, incentivos em formações e formação de opinião. A transformação do conhecimento é realizada a partir da estruturação e fontes de novos conhecimentos. Por fim, a aplicação do conhecimento ocorre por meio da criação de produtos e serviços inovadores, vantagens tecnológicas e estratégias.
The current study has the objective to understand how young entrepreneurs develop absorptive capacity and innovation from the processes of acquisition, assimilation, transformation and knowledge application acquired from external sources. The research is identified as theoretical-empirical, with qualitative basis, descriptive, through a field research operationalized with a multiple case study. The survey sample consists of 07 companies run by young entrepreneurs. Data analysis occurred through content analysis, which resulted in the identification of thirteen categories related to absorptive capacity and innovation. As main results, it was concluded through the concepts of absorptive capacity, that exchange and search for information are relevant, importance of networking, and participation in events and fairs for knowledge acquisition. Knowledge assimilation happens from holding meetings, incentives in training and opinion formation. Knowledge transformation is accomplished from the structuring and new sources of knowledge. Lastly, knowledge application occurs through the creation of innovative products and services, technological advantages and strategies.