Resumo

Título do Artigo

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS E CAPACIDADE ABSORTIVA: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS DE UMA EMPRESA DO SETOR DE LATICÍNIOS
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Palavras Chave

Processo de internacionalização. Industria de lácteos. Capacidade absortiva. Estudo de caso.
Internationalization process. Dairy Industry. Absorptive capacity. Case study

Área

Internacionalização

Tema

Tópicos Emergentes em Internacionalização

Autores

Nome
1 - Nathalia Berger Werlang
UCEFF Faculdades - Itapiranga
2 - Andréia Specht
UCEFF Faculdades - Itapiranga

Reumo

O presente estudo teve como objetivo analisar de que forma a capacidade absortiva se relaciona com o processo de internacionalização de uma indústria de laticínios. Para isso, utilizou-se de uma metodologia de pesquisa qualitativa, descritiva, através de um estudo de caso, no qual a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com 5 gestores da empresa. Como principais resultados, identificou-se que a empresa realizou o processo de internacionalização a partir do modelo de Uppsala. O processo ocorreu de forma gradual, por meio da aquisição de conhecimento com as experiências prévias. O Know how da empresa e network, contribuiu com a capacidade de absorver as oportunidades apresentadas pelo mercado e iniciar o processo de exportação, criando uma vantagem competitiva diante dos concorrentes. Nesse sentido, as contribuições percebidas para a gestão da empresa foram percebidas na profissionalização dos processos. Ainda como resultado da internacionalização, a empresa adquiriu maior reconhecimento no mercado nacional, advindas da internacionalização e das certificações atribuídas ao processo produtivo. Conclui-se que a exportação resulta em uma margem de 26% somente de redução de impostos e ainda é uma forma da empresa diversificar os riscos e não depender apenas do mercado interno, além de trazer desenvolvimento e aprendizado para a organização.
The current study had the goal to analyze how the absorptive capacity is related to the internationalization process of a dairy industry. Therefore, we used a qualitative, descriptive research methodology through a case study, in which data collection happened interviewing 5 managers of the company. As main results, it was identified that the company carried out the internationalization process based on the Uppsala model. The process occurred gradually, through knowledge acquisition from previous experiences. The company's know-how and network contributed with the capacity to absorb the opportunities presented by the market and start the export process, creating a competitive advantage over competitors. So, the contributions to the company's management were noticed in the professionalization process. As a result of internationalization, the company acquired more recognition in the domestic market, resulting from internationalization and certifications attributed to the production process. It is concluded that exportation results in 26% of tax reduction and is still a way for the company diversify the risks to not depend only on the internal market, besides bringing development and learning for the organization.