Resumo

Título do Artigo

A RELEVÂNCIA DA ANALISE DE CUSTOS, VOLUME E RESULTADOS NA GESTÃO DE EMPRESAS DE TRANSPORTES
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Palavras Chave

Gestão, Custos, Logísticos, Transportes rodoviários, Resultados
Management, Costs, Logistics, Road transport, Results

Área

Contabilidade

Tema

Controladoria e Controle Gerencial

Autores

Nome
1 - Géssica Sanabria Carloto
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ - Ijuí
2 - Eusélia Paveglio Vieira
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Reumo

As empresas estão inseridas em um mercado competitivo, e para se manterem precisam ajustar seus custos. Neste sentido, é importante identificar os custos, principalmente os que mais impactam na sua produção de bens ou serviço, e com as informações obtidas, os gestores podem tomar decisões futuras e estabelecer suas metas e seus resultados. O objetivo do estudo consiste em analisar a estrutura de custos, preços e resultados em uma empresa de transportes rodoviários de cargas instrumentalizando o gestor no processo decisório. Baseado na pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, utilizando-se da análise documental e entrevistas com gestores para levantamento dos dados, que posteriormente foram sistematizados em planilhas, analisados e comparados. Os custos operacionais, envolvem custos fixos, como licenciamento dos veículos, taxas, seguros, rastreador, remuneração do motorista, depreciação e remuneração do capital, e os custos variáveis, como combustível, manutenção, pneus, pedágios, aduanas e seguro de cargas e os custos administrativos e financeiros. Os resultados apontam que os custos variáveis com 45,80%, são os que mais impactam no preço final, os custos fixos representam 33,29% e os custos administrativos e financeiros com 15,25. Desta forma, conclui-se que os custos varáveis são os que mais impactam no preço de venda, influenciam na margem gerada e na taxa de retorno esperada. Assim, verificou-se a importância da gestão de custos, preços e resultados para um melhor gerenciamento das empresas de transportes.
Companies are inserted in a competitive market, and in order to maintain themselves, they need to adjust their costs. In this sense, it is important to identify costs, especially those that most impact on the production of goods or services, and with the information obtained, managers can make future decisions and establish their goals and results. The objective of the study is to analyze the structure of costs, prices and results in a road freight transport company, instrumentalizing the manager in the decision-making process. Based on descriptive research with a qualitative approach, using document analysis and interviews with managers to survey the data, which were later systematized in spreadsheets, analyzed and compared. Operating costs involve fixed costs, such as vehicle licensing, fees, insurance, tracker, driver remuneration, depreciation and capital remuneration, and variable costs, such as fuel, maintenance, tires, tolls, customs and cargo insurance and administrative and financial costs. The results show that variable costs with 45.80% are the ones that most impact the final price, fixed costs represent 33.29% and administrative and financial costs with 15.25. Thus, it is concluded that variable costs are the ones that most impact on the sale price, influence the margin generated and the expected rate of return. Thus, the importance of managing costs, prices and results for a better management of transport companies was verified.