Resumo

Título do Artigo

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EMPREENDEDOR: DIFUSÃO DE VALORES SUSTENTÁVEIS NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Educação ambiental, empreendedorismo, educação profissionalizante
Environmental education, entrepreneurship, professional education

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Vagner da Silva de Carvalho
Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES - Curso de Administração Bacharelado

Reumo

Este estudo aborda o posicionamento de alunos do ensino profissionalizante, que a partir de uma aula de empreendedorismo, selecionam componentes do modelo de negócios os quais consideram a educação ambiental como parte difusora e integradora ao componente, bem como opinam sobre o quão importante se apresenta este tema quando inserido ao contexto organizacional e por fim são imergidos ao tema para idealizar contribuições em pelo menos três componentes de um modelo de negócios, auferindo ideias onde a educação ambiental difunde e multiplica ao interagir como prática integrante à um negócio. A estrutura metodológica utilizada foi de uma pesquisa exploratória cujo delineamento apresenta-se como uma pesquisa-ação, quanto a abordagem utilizada foi de natureza qualitativa, uma vez que os resultados são provenientes da subjetividade e do processo de idealização. Quanto as ferramentas para análise dos dados utilizaram-se o CANVAS MODEL BUSINESS, o qual foi utilizado como base dos modelos e componentes supracitados, para projetar e compilar o processo de idealização, foi então utilizada a ferramenta Brainstrorming. Foi possível compilar os dados de maneira a atender os objetivos e a problemática abordada, bem como propiciar um momento de reflexão às benesses que educação ambiental pode apresentar, e me diante isso, multiplicar os valores socioambientais como sugere a intitulação deste estudo.
This study addresses the placement of students in vocational education, that from a class of entrepreneurship, select business model components which consider environmental education as part diffuser and integrating the component, and think of how important this presents theme when inserted to the organizational context and finally are immersed the theme to idealize contributions in at least three components of a business model, earning ideas where environmental education spreads and multiplies when interacting as an integral practice to a business. The methodological framework used was an exploratory study whose design is presented as an action research, as the approach used was qualitative, since the results are from the subjectivity and the idealization process. The tools for data analysis used to CANVAS BUSINESS MODEL, which was used as the basis of models and components above, to design and build process of idealization, was then used to Brainstrorming tool. It was possible to compile data in order to meet the objectives and addressed the problem and provide a moment of reflection to the blessings that environmental education can provide, and me on this, multiply the social and environmental values as suggested by the denomination this study.