Resumo

Título do Artigo

A UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS DE CONTABILIDADE GERENCIAL COMO DIRECIONADORES NO PROCESSO DECISÓRIO EM STARTUPS
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Palavras Chave

Gestão. Contabilidade Gerencial. Processo Decisório. Startups.
Management. Management Accounting. Decision-making process. Startups.

Área

Contabilidade

Tema

Controladoria e Controle Gerencial

Autores

Nome
1 - Eliaques Ferreira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - santa maria
2 - Caroline Rohloff da Silva
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
3 - Cláudia de Freitas Michelin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Contábeis
4 - RODRIGO DEBUS SOARES
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

O crescente surgimento de novas tecnologias vem afetando mundialmente o ambiente empresarial, desenvolvendo uma pressão sobre mudanças radicais nos processos de negócios e seu impacto geral nas sociedades. Grande parte destas evoluções são provenientes de startups que, com ideias disruptivas e escaláveis, tornam o mundo mais ágil, pois utilizam a criatividade para gerar empregos, produtos inovadores e serviços diferenciados. Considerando a gestão dessas empresas, esta pesquisa objetivou analisar a utilização de artefatos de contabilidade gerencial como norteadores do processo decisório em startups incubadas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por intermédio de um levantamento, com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário elaborado a partir de estudos de Soutes (2006) e Teixeira et al., (2011) e enviado aos gestores das startups. A análise dos dados obtidos deu-se por meio de tabelas e gráficos e de uma análise de conteúdo. Os resultados demonstram que os gestores entendem aos objetivos da Contabilidade Gerencial, bem como aos benefícios que seus artefatos proporcionam para o processo de tomada de decisão, porém a efetiva utilização de tais artefatos ainda apresentam lacunas, pois foi constatado pouca utilização como fonte de informações para auxílio a esse processo. Estas lacunas, podem ser explicadas pelo distanciamento encontrado entre o profissional contábil e o gestor, pela estrutura de apoio a decisão nas startups não serem satisfatórias e pelo baixo conhecimento contábil dos gestores que, em sua maioria, possuem formação acadêmica distante da área contábil. A partir dos relatos, conclui-se que os artefatos fornecem informações úteis e contribuem com o processo de tomada de decisão. Também constatou-se que há espaço para implementação de novos artefatos gerenciais visando adquirir maior controle para mitigar os riscos inerentes ao processo decisório em startups.
The growing emergence of new technologies has been affecting the business environment worldwide, developing pressure on radical changes in business processes and their overall impact on societies. Most of these developments come from startups that, with disruptive and scalable ideas, make the world more agile, as they use creativity to create jobs, innovative products and differentiated services. Considering the management of these companies, this research aimed to analyze the use of management accounting artifacts as guiding the decision process in incubated startups. It is a descriptive research, carried out through a survey, with a qualitative and quantitative approach. Data collection was performed through the application of a questionnaire elaborated from studies by Soutes (2006) and Teixeira et al., (2011) and sent to the managers of startups. The analysis of the data obtained was done through tables and graphs and a content analysis. The results demonstrate that managers understand the objectives of Management Accounting, as well as the benefits that their artifacts provide for the decision-making process, however the effective use of such artifacts still has gaps, as it was found little use as a source of information for aid to that process. These gaps can be explained by the gap found between the accounting professional and the manager, by the decision support structure in startups that are not satisfactory and by the low accounting knowledge of the managers, who, for the most part, have academic education far from the accounting area. From the reports, it is concluded that the artifacts provide useful information and contribute to the decision-making process. It was also found that there is room for the implementation of new managerial artifacts in order to acquire greater control to mitigate the risks inherent in the decision-making process in startups.