Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO TÉCNICA: A RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO PARA APRENDER E INTENÇÃO EMPREENDEDORA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Motivação para aprender, Intenção empreendedora, Cursos técnicos.
Motivation to learn, Entrepreneurial intention, Technical courses.

Área

Contabilidade

Tema

Temas Emergentes em Contabilidade

Autores

Nome
1 - Lizana Ilha da Silva
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Colégio Politécnico

Reumo

Neste estudo objetivou-se analisar a relação entre a motivação para aprender e a intenção empreendedora dos estudantes dos Cursos Técnicos em Administração e Contabilidade do Colégio Politécnico da UFSM. A pesquisa classifica-se, quanto à abordagem do problema como quantitativa, quanto aos objetivos como descritiva e quanto aos procedimentos técnicos como pesquisa de levantamento. A obtenção dos dados referente a intenção empreendedora se deu por meio da aplicação do Questionário de Intenção Empreendedora (QIE) (LIÑÁN; CHEN, 2009), previamente validado no Brasil (HECKE, 2011), já a mensuração da motivação para aprender se deu por meio da mensuração de cinco assertivas, as quais abordam a disposição dos alunos de participar e aprender o material do curso (THO, 2017). Por meio de estatística descritiva, conclui-se que no que diz respeito a motivação para aprender, observou-se que, de maneira geral os alunos estão motivados a aprender. Quanto aos constructos do QIE, destacou-se o constructo de normas subjetivas que demostra uma influência do ambiente social sobre o comportamento do individuo. Em relação a correlação entre motivação para aprender e intenção empreendedora, observou-se que estes constructos não evidenciam correlações significativas.
This study aimed to analyze the relationship between the motivation to learn and the entrepreneurial intention of students of the Technical Courses in Administration and Accounting at the Polytechnic College of UFSM. The research is classified, in terms of approaching the problem as quantitative, in terms of objectives as descriptive and in terms of technical procedures such as survey research. Obtaining data regarding entrepreneurial intent occurred through the application of the Entrepreneurial Intention Questionnaire (QIE) (LIÑÁN; CHEN, 2009), previously validated in Brazil (HECKE, 2011), whereas the measurement of motivation to learn was done by by measuring five statements, which address students' willingness to participate and learn the course material (THO, 2017). Through descriptive statistics, it is concluded that with regard to motivation to learn, it was observed that, in general, students are motivated to learn. As for the QIE constructs, the construct of subjective norms that demonstrates an influence of the social environment on the individual's behavior was highlighted. Regarding the correlation between motivation to learn and entrepreneurial intention, it was observed that these constructs do not show significant correlations.