Resumo

Título do Artigo

POR UMA NOVA ÉTICA DE SUSTENTABILIDADE NA SOCIEDADE EM REDE: O CASO DAS ECOVILAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

sustentabilidade; desenvolvimento sustentável; sociedade em rede; ecovilas; ética
sustainability; sustainable development; network society; ecovillages; ethic

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Marco Aurélio Marão Viana Pereira Filho
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
2 - Laura Roratto Foletto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
3 - Camila Tatsch Ferrari
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Mestranda em Comunicação

Reumo

O presente artigo tem por objetivo discutir os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, relacionando-os à esfera midiática no contexto da sociedade em rede e aos princípios éticos norteadores das ecovilas, os quais são calcados em uma visão holística de sustentabilidade. Tendo isso em vista, traçamos uma conceitualização dos termos sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, discutimos as potencialidades da mídia para o desenvolvimento sustentável, assim como os efeitos perversos da globalização capitalista no contexto da sociedade em rede, e descrevemos os princípios norteadores das ecovilas, inferindo que se tratam de práticas permeadas por uma nova ética relacionada a uma nova ambiência social entrelaçada com a mídia.
The aim of this article is to discuss the concepts of sustainability and sustainable development by correlating them to both the media sphere within the context of network society and the guiding ethical principles of ecovillages, which are grounded in a holistic notion of sustainability. In view of that, we seek to conceptualize the notions of sustainability and sustainable development, to discuss the unjust effects resulting from capitalist globalization in the context of network society and to describe the guiding principles of ecovillages, inferring that their practices are guided by a new ethic in regards to a new social environment which is intertwined with media.