Resumo

Título do Artigo

SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM SERVIDORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM SANTA ROSA/RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Satisfação; Clima organizacional; EMEI
Satisfaction; Organizational climate; EMEI

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Larissa Taís Horn
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Iffarroupilha - Santa Rosa
2 - Karine Bohn
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - Santa Rosa
3 - Micheli Tairini Schein
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Iffarroupilha - Santa Rosa

Reumo

Considerando a importância de fatores como clima e cultura organizacional, motivação e satisfação no trabalho, possuem na vida profissional, foi desenvolvido um estudo com o objetivo de analisar o nível de identificação organizacional e satisfação no trabalho dos servidores de uma escola municipal de educação infantil em Santa Rosa/RS. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se classificou em bibliográfica. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário, para 31 servidores ativos, composto por 21 perguntas fechadas e uma aberta. Posteriormente foi feito a análise dos dados coletados. A partir da pesquisa, evidenciou que 87,1% dos colaboradores se identificam com a atividade realizada no trabalho. Também que a maioria dos servidores está satisfeito com a remuneração, com os benefícios recebidos e com as tarefas do dia a dia. Em contrapartida, 80,6% deles pretendem prestar outro concurso publico. E ainda, que a maior parte se veem profissionalmente daqui a 5 anos em outro concurso público. A partir das sugestões dos próprios colaborados, foi elaborado um plano de sugestões e melhorias, que pode auxiliar a instituição, a partir da execução das sugestões propostas, a fim de melhorar o desenvolvimento da instituição. Dessa forma, conclui-se que o trabalho atingiu a finalidade proposta, o qual proporcionou o conhecimento nas referidas temáticas, aliando o conhecimento da teoria e na prática.
Considering the importance of factors such as climate and organizational culture, motivation and job satisfaction, they have a professional life, a study was developed with the aim of analyzing the level of organizational identification and job satisfaction of the employees of a municipal early childhood school in Santa Rosa / RS. As for the methodological procedures, the research was classified in bibliographic. For data collection, a questionnaire was applied to 31 active servers, consisting of 21 closed and one open question. Subsequently, the analysis of the collected data was made. From the survey, it was shown that 87.1% of employees identify with the activity performed at work. Also, most employees are satisfied with their remuneration, with the benefits received and with their day-to-day tasks. In return, 80.6% of them intend to take another public tender. And yet, most of them see themselves professionally in 5 years in another public tender. Based on the suggestions of the employees themselves, a plan of suggestions and improvements was prepared, which can assist the institution, based on the implementation of the proposed suggestions, in order to improve the institution's development. Thus, it is concluded that the work reached the proposed purpose, which provided the knowledge on the aforementioned themes, combining the knowledge of theory and in practice.