Resumo

Título do Artigo

FATORES DE INSERÇÃO NOS MERCADOS LOCAIS SOB A ÓTICA DOS FEIRANTES
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Palavras Chave

Agricultura familiar, Cadeias curtas de abastecimento alimentar, Comercialização, Feira.
Family farming, Short food supply chains, Commercialization, Market.

Área

Agronegócio

Tema

Temas Emergentes em Agronegócio

Autores

Nome
1 - Eluane Parizotto Seidler
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Administração - Palmeira das Missões
2 - Tanice Andreatta
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3 - Luiz Fernando Fritz Filho
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Reumo

O presente estudo tem como objetivo analisar os fatores de inserção nos mercados, sob a ótica dos feirantes que comercializam na Feira Municipal dos Produtores Rurais de Passo Fundo-RS. A investigação empírica e a coleta de dados foram realizadas por intermédio de aplicação de um roteiro de pesquisa estruturado. Foram entrevistados 47 feirantes, nos meses de maio e setembro de 2018. Em relação à estrutura da feira, ressalta aspectos antes apontados como gargalos (questão sanitária e acessibilidade) foram solucionados com a mudança do espaço, embora haja dificuldades em relação aos estacionamentos. Foi identificado três tipos de feirantes. Predominam feirantes que comercializam produtos “in natura”, seguidos daqueles que comercializam produtos agroindustrializados, em que a produção é majoritariamente realizada pelos próprios feirantes, nas respectivas unidades de produção; o terceiro tipo é configurado por feirantes que atuam somente na comercialização, ou seja, são intermediários e uma agricultora comercializa artesanato. Os resultados corroboram com a literatura sobre a relevância de relações econômicas, sobretudo, sociais construídas no âmbito das cadeias agroalimentares curtas como rastreabilidade informal, confiança, qualidade e origem dos alimentos. As motivações para atuarem nesse ramo estão a reprodução econômica e social dos feirantes e suas respectivas famílias. Para estudos futuros, sugere-se ter a contrapartida da pesquisa, sob a óptica dos consumidores.
This study aims to analyze the insertion factors in the markets, from the perspective of the fairgoers who sell at the Municipal Farmers' Fair of Passo Fundo-RS. Empirical investigation and data collection were performed through the application of a structured research script. Forty-seven fairchildren were interviewed in May and September 2018. Regarding the structure of the fair, it highlights aspects previously pointed out as bottlenecks (health issue and accessibility) were solved with the change of space, although there are difficulties in relation to parking lots. Three types of fairmen have been identified. There is a predominance of fairs that sell "in natura" products, followed by those that sell agro-industrialized products, where production is mainly carried out by the fair-goers themselves, in the respective production units; the third type is configured by fairgoers who act only in marketing, that is, they are intermediaries and a farmer sells handicrafts. The results corroborate the literature on the relevance of economic relations, especially social relations built within the scope of short agri-food chains such as informal traceability, confidence, quality and origin of food. The motivations to work in this branch are the economic and social reproduction of the fairgoers and their respective families. For future studies, it is suggested to have the counterpart of the research, from the perspective of consumers.