Resumo

Título do Artigo

EFEITOS DA COMPETITIVIDADE DE MERCADO NA RELAÇÃO ENTRE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E DESEMPENHO
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Palavras Chave

Responsabilidade Social Corporativa; Competitividade de mercado; Desempenho de mercado; Empresas brasileiras.
Corporate Social Responsibility; Market competitiveness; Market performance; Brazilian companies.

Área

Contabilidade

Tema

Contabilidade Financeira e Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - Larissa Degenhart
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Contábeis
2 - Victor Cepillo
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
3 - William Nunes Giehl
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
4 - Vinícius Costa da Silva Zonatto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

Esta pesquisa analisou os efeitos da competitividade de mercado na relação entre responsabilidade social corporativa e desempenho de mercado no período de 2010 a 2018. Este estudo classifica-se como descritivo, documental e quantitativo, por meio da utilização da regressão de dados em painel. A amostra compreendeu 41 empresas brasileiras que divulgaram informações sobre RSC. Os resultados indicaram que a RSC não está relacionada ao desempenho de mercado (Q de Tobin) das empresas analisadas. Por outro lado, a RSC apresentou-se positivamente relacionada com o desempenho de mercado apenas nas empresas com alta competitividade. Estes resultados revelam que a alta competitividade de mercado potencializa os investimentos em RSC e aumenta o desempenho de mercado. Além disso, quando considerados os efeitos da competitividade de mercado na relação analisada, foram confirmados os efeitos positivos dos investimentos sociais (internos e externos) e ambientais no desempenho de mercado apenas das empresas que enfrentam uma competitividade de mercado alta. Tais resultados sugerem que os investimentos sociais internos, externos e ambientais realizados pelas empresas são os principais contribuintes para o efeito da RSC no desempenho de mercado das empresas com alta competitividade. Ao apresentar a competitividade de mercado como fator relevante no contexto analisado, esta pesquisa contribui para a literatura que aborda a relação entre RSC e desempenho de mercado. Os achados também evidenciam a importância de as empresas alocarem recursos para ações sociais e ambientais, visto que tais investimentos tendem a melhorar o valor de mercado futuro, beneficiando as partes interessadas na empresa e o meio ambiente.
This research analyzed the effects of market competitiveness on the relationship between corporate social responsibility and market performance in the period from 2010 to 2018.This study is classified as descriptive, documentary and quantitative, through the use of panel data regression. The sample comprised 41 Brazilian companies that released information on CSR. The results indicated that CSR is not related to the market performance (Tobin's Q) of the analyzed companies. On the other hand, CSR was positively related to market performance only in highly competitive companies. These results reveal that the high market competitiveness enhances investments in CSR and increases the market performance. In addition, when considering the effects of market competitiveness in the analyzed relationship, the positive effects of social (internal and external) and environmental investments on market performance were confirmed only for companies that face high market competitiveness. These results suggest that the internal, external and environmental social investments made by companies are the main contributors to the effect of CSR on the market performance of companies with high competitiveness. By presenting market competitiveness as a relevant factor in the analyzed context, this research contributes to the literature that addresses the relationship between CSR and market performance. The findings also highlight the importance of companies allocating resources for social and environmental actions, as such investments tend to improve future market value, benefiting stakeholders in the company and the environment.