Resumo

Título do Artigo

ADAPTAÇÃO DE ESCALA SOBRE AS BARREIRAS AO CONSUMO VERDE
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Palavras Chave

Comportamento do consumidor verde, Consumo Verde, Barreiras ao consumo verde.
Green consumer behavior, Green Consumption, Barriers to green consumption.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores

Nome
1 - Natália Pavanelo Pivetta
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
2 - Flavia Luciane Scherer
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
3 - Vanessa Almeida da Silva
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - Campus São Vicente do Sul
4 - Ivanete Schneider Hahn
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade

Reumo

Este artigo possui como propósito verificar a consistência da escala sobre barreiras ao consumo verde proposta por Gleim et al. (2013) no contexto brasileiro. Para isso, realizou-se uma análise da literatura sobre os motivos que dificultam o comportamento de compra verde dos indivíduos. Logo após, aplicou-se uma survey com 450 estudantes brasileiros e, por fim, foram utilizadas técnicas estatísticas para verificação da aderência da escala. A análise dos resultados demostrou que o modelo de Gleim et al. (2013) é um framework de pesquisa útil para explicar as barreiras ao consumo verde, sendo um preditivo relevante, mesmo precisando sofrer adaptações para aplicação no contexto brasileiro. Concluiu-se que o instrumento de pesquisa poderá ser utilizado em futuras pesquisas sobre esta temática, visando entender melhor os motivos que dificultam o comportamento de compra verde dos indivíduos a fim de avançar na proposição de alternativas para a teoria e para a prática sobre este assunto.
This article aims to verify the consistency of the scale on barriers to green consumption proposed by Gleim et al. (2013) in the Brazilian context. For this, an analysis of the literature was carried out on the reasons that hinder consumers' green shopping behavior. Soon after, a survey with 450 Brazilian students was applied and, finally, statistical techniques were used to verify the adherence of the scale. The analysis of the results showed that the model by Gleim et al. (2013) is a useful research framework to explain barriers to green consumption, being a relevant predictor, even though it needs to be adapted for application in the Brazilian context. It was concluded that the research instrument can be used in future research on this topic, aiming to better understand the reasons that hinder the green purchasing behavior of individuals in order to advance in proposing alternatives for the theory and practice on this subject.