Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA COR DO REVESTIMENTO NAS DEFORMAÇÕES DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS
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Palavras Chave

Pavimento Colorido, temperatura superficial, deformações de pavimentos
Colored Pavement, surface temperature, pavement deformations

Área

Sustentabilidade

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Francine Rafaeli Kohls
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus Santo Ângelo/RS - Santo Ângelo
2 - FÁBIO PEREIRA ROSSATO
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
3 - Gabriela Bruna Webber Rodrigues
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus Santo Ângelo/RS - Santo Ângelo

Reumo

O principal modal de transporte brasileiro é o rodoviário, sendo assim, a quantidade e qualidade das rodovias pavimentadas tem fundamental importância para assegurar que a demanda seja atendida, apesar disso, apenas cerca de 12,4% das rodovias do Brasil são pavimentadas e destas 99% fazem uso de misturas asfálticas na camada de revestimento (CNT, 2017; CNT, 2019). Destas rodovias pavimentadas cerca de 59% apresentam algum tipo de defeito, em revestimentos asfálticos, sendo as deformações consideradas um dos principais mecanismos de falha das rodovias no mundo. Aliado a isso está à grande amplitude térmica e estações bem definidas na região Sul do Brasil, pois grande parte das deformações que ocorrem em camadas asfálticas é devido às altas temperaturas as quais as mesmas são submetidas (CNT, 2019; BARROS, 2017 e SOARES, 2011). Diante do apresentado, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência da cor do revestimento nas deformações surgidas em pavimentos asfálticos. Contudo, pode-se concluir que a pintura como forma de diminuir a temperatura superficial do revestimento se mostrou bastante eficiente, sendo que, para a pior situação, comparando com o revestimento da cor preta, houve uma redução de 15,72 ºC e 20,10 ºC, para a cor cinza e azul, respectivamente, comparando com a coloração preta. Sendo possível apresentar que a utilização do revestimento colorido contribui para maior vida em serviço do pavimento asfáltico, e que, considerando as cores estudadas, a coloração azul tem influência positiva na redução da temperatura e módulo de resiliência, obtendo um valor de “N” de fadiga cerca de 40,37% e 185,01% maior que o pavimento preto, para a estrutura robusta e esbelta respectivamente, sendo a mais indicada para este fim.
The main mode of Brazilian transport is by road, so quantity and quality has fundamental importance to ensure that demand is fulfilled in paved highways, yet only about 12.4% of highways in Brazil are paved and of these 99% make use of asphalt mixtures in the coating layer (CNT, 2017; CNT, 2019). Of these paved highways about 59% have some kind defect in asphalt coatings, being the deformations the main failure mechanisms of the highways in the world. Allied to this, there is a great thermal amplitude and well-applied stations in the southern region of Brazil, a large part of the deformations that occur in the asphalt layers due to the high temperatures that they are submitted (CNT, 2019; BARROS, 2017 and SOARES, 2011). Therefore, the present study aimed to evaluate the influence of the colorful coating on deformations in the asphalt pavements. However, it can be concluded that painting is a quite efficient way to decrease the surface temperature of the coating, and for the worse situation, compared to the black coating, there was a reduction of 15.72 ºC and 20,10 ºC, for gray and blue, respectively. It is possible to conclude that the use of colored coating for longer service life in asphalt pavement service, and considering the colors studied, the blue color has a greatest influence on temperature reduction and resilience modulus, obtaining a value of "N" fatigue, around 40.37% and 185.01% higher than the black pavement, for a robust and slender structure, respectively, being the most suitable for this purpose