Resumo

Título do Artigo

A REDE GLOBAL DE ECOVILAS E OS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS
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Palavras Chave

ecovilas; novos movimentos sociais; estrutura de oportunidade; mediação; tecnologias digitais de comunicação
ecovillages; new social movements; structure of oportunity; mediation; digital communication technologies

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Marco Aurélio Marão Viana Pereira Filho
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
2 - Camila Tatsch Ferrari
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Mestranda em Comunicação
3 - Laura Roratto Foletto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria

Reumo

O presente artigo tem por objetivo estabelecer relações entre a rede global das ecovilas e os novos movimentos sociais do século XXI, os quais têm como atributo fundamental a articulação através das tecnologias digitais de comunicação. Por esta razão, nos baseamos na proposta de Estrutura de Oportunidade de Mediação de Cammaerts (2013), pois ela possibilita uma análise empírica de movimentos sociais atravessados pela mídia, através de três categorias: a) Estrutura de Oportunidade Discursiva; b) Estrutura de Oportunidade de Mídia; c) Estrutura de Oportunidade em Rede. Para a coleta de dados, realizamos uma pesquisa bibliográfica reunindo estudos sobre ecovilas publicados no Brasil e, em menor medida, buscas e leituras flutuantes sobre ecovilas na plataforma GloboPlay e em grupos online do Facebook, no intuito de reunir evidências que corroborassem ou refutassem a hipótese de que o fenômeno das ecovilas se trata de um novo movimento social.
This article aims to point out relations between the global ecovillage movement and the new social movements of the 21st century. Current social movements are characterized by their articulation through digital communication media. Therefore, we based this study on the concept of Mediation Structure of Opportunity by Cammaerts (2013). The concept enables an empirical analysis of media related social movements. It does so through three categories: a) Discursive Structure of Opportunity; b) Media Structure of Opportunity; c) Network Structure of Opportunity. For data gathering we have conducted a bibliographic research on brazilian studies about ecovillages. To a lesser extent we have carried out searches and fluctuating readings about ecovillages in GloboPlay platform and Facebook online groups. These searches and readings were done in order to collect evidences for confirming or denying the hipothesis, according to which the ecovillages phenomenom is a new social movement.