4ª Mostra Científica Ecoinovar

Título do Artigo

A ATUAÇÃO DOS ADVOGADOS DE CAPANEMA-PR NO DIREITO COOPERATIVO
  Abrir Trabalho

Vídeo


Professor Coordenador

Nome
1 - Kellerman Augusto Lemes Godarth
Instituto Federal do Paraná - Capanema

Professor Colaborador

Nome

Autores

Nome
Michelly Silva Schmitz

Escola

IFPR - campus Capanema

Tipo de Ensino

Pública

Categoria

Ensino Técnico

Reumo

O cooperativismo nasceu para combater as desigualdades e exploração qual os trabalhadores eram submetidos. A cooperativa é considerada forma de inclusão social e demonstra forte concorrência as empresas por conta do seu regimento e seus princípios. Este resumo tem o intuito de observar como se dá a atuação dos advogados através do estudo de referências bibliográficas, seguindo a linha do tempo, desde a primeira cooperativa mundial, as referências de sua criação, como obteve tamanho sucesso para serem reconhecidas judicialmente, conquistando o tratamento adequado devido a suas singularidades e como o cooperativismo tem sido inserido na formação do advogado para que possam tratar devidamente de tais requisitos. De acordo com as informações disponíveis no site oficial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre os advogados atuantes do município de Capanema- PR, serão contatados para saber quais deles atuam/ atuaram no direito cooperativo. O advogado que tiver alguma experiência nesse ramo será convidado para uma entrevista em seu próprio escritório no horário marcado. Serão realizadas entrevistas em todas as sete cooperativas do município, Coagro, Cohabe, Coopafi, Cresol, Frimesa, Sicoob e Sicredi e serão contatados com o fórum de Capanema para conseguir a estimativa de processos envolvendo cooperativas no município. Ao consultar a grade curricular de sete instituições de ensino superior na região sudoeste de Paraná próximas ao município de Capanema, que oferecem o curso de graduação de Direito, concluímos que nenhuma delas contam com uma disciplina autônoma de direito cooperativo. A criação de uma disciplina autônoma de direito cooperativo inserido na graduação do advogado, traz reconhecimento e melhor cumprimento das leis, visto que grande parte da sociedade jurídica, como procuradores, defensores, magistrados e até mesmo professores, desconhecem tal área. (SANTOS, 2013).

Palavras Chave

Direito, Cooperativas, Advogados


Comentários

Jordana Marques Kneipp - 19/11/2020 às 22:26

Parabéns pelo trabalho, tema relevante, trabalho bem estruturado!

Kamila Frizzo - 19/11/2020 às 16:33

Parabéns!!

Kellerman Augusto Lemes Godarth - 19/11/2020 às 16:29

Muito obrigado pelos comentários!

Luciana Davi Traverso - 19/11/2020 às 11:01

Parabéns aos autores: a pesquisa é relevante e necessária para o fortalecimento das cooperativas, que são essenciais ao país!

Ana Paula Perlin - 17/11/2020 às 12:53

Parabenizo os autores pelo trabalho. Acredito ser profícua e de grande potencial a discussão da temática do cooperativismo aliado as demais áreas e profissões.