4ª Mostra Científica Ecoinovar

Título do Artigo

CIENTISTAS MIRINS EM AÇÃO: CRIANÇA TAMBÉM PODE
  Abrir Trabalho

Vídeo


Professor Coordenador

Nome
1 - Ionice da Silva Debus
Prefeitura Municipal de Santa Maria - EMEF junto ao CAIC Luizinho de Grandi

Professor Colaborador

Nome

Autores

Nome
Bianca Noal Machado
Ana Flavia de Almeida Silveira
Alice Nascimento dos Santos
Vitória Escobar Toniollo

Escola

EMEF CAIC LUIZINHO DE GRANDI

Tipo de Ensino

Pública

Categoria

Ensino Fundamental

Reumo

A proposta foi embasada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aliada aos componentes curriculares e realizada com alunos das turmas de 4 ano do Ensino Fundamental da EMEF junto ao CAIC Luizinho de Grandi (Santa Maria-RS). Sob orientação das professoras regentes , teve início em setembro deste ano. Ainda, o projeto contou com apoio e parceria do Programa União Faz a vida (PUFV-SICREDI). Este, como projeto interdisciplinar, teve como principais objetivos: desenvolver a curiosidade e o gosto pela ciência; incentivar a busca pelo conhecimento; promover experimentações e descobertas; e fomentar a compreensão da importância da ciência para a humanidade e para o desenvolvimento social. O desenvolvimento se deu a partir da busca e investigação junto com as crianças pelo entendimento das questões norteadoras: ”o que é ciência? ”, “o que faz um cientista? ”, “qual a importância da ciência para a humanidade? ” e “criança faz ciência?”. Para tanto, semanalmente, foram organizadas sequências didáticas com diversos recursos, entre textos, imagens e vídeos, tanto de modo online, disponibilizados por meio da Plataforma Facebook, Youtube e Google forms, como recursos para o suporte impresso, considerando as necessidades do período de ensino remoto. Tais atividades proporcionaram a construção de conceitos e experimentações práticas pertinentes às questões levantadas e, até mesmo, escolhidas pelos próprios alunos, com foco na resolução de problemas do seu entorno social ou do seu cotidiano. Através de experimentos práticos como: misturas homogêneas e heterogêneas para fabricação de repelente caseiro, construção de hipóteses sobre densidade e massa dos corpos, observando se esses flutuam ou afundam, experimentações de reações químicas no cotidiano, suas causas e efeitos, entre outras. Conforme os resultados esperados, os alunos puderam desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo.

Palavras Chave

CIÊNCIA; CONHECIMENTO; INOVAÇÃO


Comentários

Lídia Caceres da Silveira - 20/11/2020 às 04:12

Excelente trabalho Ionice!! Parabéns!!

Jordana Marques Kneipp - 19/11/2020 às 23:16

Muito bom, parabéns Professora Ionice e equipe por este projeto interdisciplinar que busca desenvolver a curiosidade e o gosto pela ciência no ensino fundamental! Parabéns cientistas mirins!

Kamila Frizzo - 19/11/2020 às 16:58

Lindo projeto!! Parabéns!!

Rosani Dutra Ventorini - 19/11/2020 às 16:00

Excelente trabalho! Adorei!

Claudete Arnt - 19/11/2020 às 15:54

Muito gratificante trabalhar sobre ciência com os alunos, motivando os mesmos a perceberem que ela está em tudo e está ao nosso alcance. Maravilhoso projeto!

Janaina da Silva Marinhno - 19/11/2020 às 13:19

Parabéns pelo trabalho! Inovação e criatividade em ação no desenvolvimento de práticas pedagógicas que colocam o aluno como protagonista do processo.

Fabiana Campos Pimentel - 19/11/2020 às 12:30

Parabéns pelo trabalho!!!!! Muito bom! Incentivar desde criança os alunos a terem a curiosidade pela ciência !

Ana Paula de Oliveira - 19/11/2020 às 12:19

Parabéns! Trabalho lindo!

Priscila Arruda Barbosa - 19/11/2020 às 11:38

Trabalho lindo!! Crianças protagonistas da aprendizagem!!

Izane Dalla Nora - 19/11/2020 às 10:35

Meus Parabéns à você e aos aluno! Belo trabalho Prof Ionice!

Lisandra Venturini - 19/11/2020 às 10:21

Parabéns pelo trabalho!!!

Iara Oliveira - 19/11/2020 às 10:06

Parabéns. Amei este projeto!

Mirela Leão Freire - 19/11/2020 às 09:58

Parabéns pelo projeto!!! fazer experiências é a melhor forma dos alunos entenderem a ciência!!

Angela Rossi - 18/11/2020 às 23:11

Parabéns, professora Ionice! Parabéns por se desafiar e desafiar os estudantes em tempos tão difíceis.

Flavia Luciane Scherer - 18/11/2020 às 22:28

Parabéns, professora e equipe! Importante levar a ciência aos nossos pequenos. Sucesso!

Medianeira dos Santos Garcia - 18/11/2020 às 22:18

Parabéns professora Ionice! Que lindeza, as professoras empenhadas em possibilitar o protagonismo dos seus estudantes! Parabéns!!

João Antônio Gomes Pereira - 17/11/2020 às 16:23

Na situação de pandemia os professore e professoras estão buscando várias alternativas de ensino aprendizagem e penso que a solução encontrada chama a atenção por ensinar a partir do contexto familiar. As experiências utilizam elementos do cotidiano familiar e entendo que ajuda a melhor compreensão dos conteúdos. Parabéns.