Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DA ESCOLHA DO REVESTIMENTO DE PISO PARA DESEMPENHO ACÚSTICO EM LAJE NERVURADA PRÉ-FABRICADA COM FORRO DE GESSO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

desempenho acústico, sistemas de pisos.
acoustic performance; flooring systems

Área

Sustentabilidade

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Willian Magalhães de Lourenço
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
2 - Gabriela Meller
UFPEL - Universidade Federal de Pelotas - CEng
3 - Elaise Gabriel
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
4 - Eduardo Henrique Lucca Santos
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
5 - Gihad Mohamad

Reumo

A qualidade construtiva de habitações é constituída por vários fatores, um deles é o desempenho acústico. Os sistemas de pisos são elementos que separam unidades habitacionais autônomas, e também, ambientes de uso coletivo, e por isso, é preponderante o isolamento sonoro para garantir a privacidade dos usuários. O objetivo desta pesquisa é avaliar o desempenho acústico ao ruído de impacto de diferentes revestimentos (cerâmico, vinílico, laminado de madeira) em um mesmo sistema de piso (laje e contrapiso), e posteriormente, adicionar forro de gesso acartonado.
Ressalta-se, também, que o nível de desempenho sonoro das edificações depende de uma série de fatores, podendo variar de acordo com o tipo de sistema escolhido, propriedades físicas, espessura, método construtivo utilizado, sendo imprescindível a atenção nessa etapa para evitar pontes acústicas e a passagem direta do som (MELLER, et al., 2019). Diante disso, o objetivo desta pesquisa é avaliar o desempenho acústico ao ruído de impacto de diferentes revestimentos (cerâmico, vinílico, laminado de madeira) em um mesmo sistema de piso (laje e contrapiso), e posteriormente, adicionar forro de gesso
No Brasil, a utilização de lajes pré-fabricadas com vigotas protendidas é amplamente difundida, devido à redução da quantidade de concreto que se situa abaixo da linha neutra (concreto tracionado), ocasionando uma redução de custos em torno de 21% em relação à laje pré-fabricada convencional (KLEIN, 2017; ZIMERMANN, 2018). O desconhecimento da caracterização acústica de sistemas de pisos para ruído de impacto, corrobora para projetos e execuções de edificações que não garantam as condições de conforto, as quais a norma pretende promover (LOURENÇO, et al., 2019).
A NBR 15.575-3 (ABNT, 2021c) recomenda para os ensaios a utilização metodológica abordada na ISO 16.283-2 (ABNT, 2020a). Sendo assim, a referida norma determina os procedimentos para ensaios de isolamento de ruído de impacto por meio da obtenção de medidas de níveis de pressão sonora gerados por uma fonte de impacto padronizada, em salas com volume entre 10 m³ e 250 m³, nas bandas de frequências entre 50 e 3150 Hz. Os ensaios foram realizados em laboratório, simulando uma situação de campo (onde há vínculos estruturais, instalações elétricas etc).
A adição do forro de gesso nas amostras de teste incrementou o desempenho de isolamento para ruído de impacto (L’nT,w) na ordem de 4 dB para as amostras de piso laminado (A3 e A5), ambas se mantiveram na classificação intermediária da norma. Nas amostras de piso cerâmico (A4 e A7), houve um acréscimo de 15 dB, o qual caracteriza-se uma mudança de um sistema que não atendia a norma de desempenho, para classificação mínimo. As amostras A5 e A8 (que utilizam piso vinílico), o acréscimo fora de 14 dB de isolamento ao ruído de impacto (L’nT,w), mudando de desempenho mínimo para intermediário.
A necessidade humana de privacidade sonora, qualidade ambiental e saúde, estão diretamente ligadas com a capacidade de isolamento dos materiais de construção civil. Por trata-se de avaliações de isolamento sonoro ao ruído de impacto em sistemas de pisos, esta pesquisa propõe discutir a utilização do forro de gesso como alternativa de menor custo para melhorar o isolamento entre habitações. Nos sistemas de pisos testados foi possível perceber que o forro de gesso pode corroborar para melhorias no isolamento ao ruído de impacto, especialmente em amostras que utilizam pisos cerâmicos e vinílicos.
ABNT. ISO 16283-2 Acoustics – Field measurement of sound insulation in buildings and of building elements. Part 2: Impact sound insulation, 2020a. ABNT. ISO 717-2 Acoustics — Rating of sound insulation in buildings and of building elements — Part 2: Impact sound insulation, 2020b. ABNT. NBR 15575-1 Edificações habitacionais — Desempenho. Parte 1: Requisitos gerais, 2021a. ABNT. NBR 15575-3 Edificações habitacionais — Desempenho Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos, 2021c.