Resumo

Título do Artigo

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DE SEGURANÇA PRIVADA
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Palavras Chave

Satisfação. Qualidade de vida no trabalho. Modelo
Satisfaction. Quality of life at work. Walton Mode

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Sabrina Nascimento Borba
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
2 - Vânia Medianeira Flores Costa
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Cláudia de Freitas Michelin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Contábeis
4 - Talita Gonçalves Posser
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH

Reumo

Para manterem-se competitivas no mundo empresarial, é necessário que as organizações mantenham boas práticas de Gestão de Pessoas e que conheçam o perfil dos seus profissionais, com o intuito de identificar as práticas de trabalho, vida e saúde, além das suas percepções relativas ao ambiente laboral, hábitos de relacionamento pessoal e social, a fim de tornar seus funcionários mais produtivos e as empresas mais lucrativas.
Neste contexto, se cria um problema de pesquisa: Quais os aspectos que envolvem o nível de satisfação dos funcionários de uma empresa de prestação de serviços da cidade de Santa Maria - RS em relação aos fatores que influenciam a QVT? A fim de responder tal questão, o estudo tem como objetivo analisar quais os aspectos que envolvem o nível de satisfação dos funcionários de uma empresa de prestação de serviços da cidade de Santa Maria - RS em relação aos fatores que influenciam a QVT.
Segundo Timossi et al. (2010), a qualidade de vida no trabalho (QVT), aparece como uma ferramenta de estratégia organizacional a fim de contribuir para que as organizações se adaptem ao ambiente dinâmico na qual estão incorporados.
A metodologia utilizada para a confecção do presente trabalho se deu com caráter descritivo de estudo de caso, com abordagem quantitativa. A coleta de dados aconteceu através de aplicação de questionário de QVT baseado no Modelo de Walton (1973), observação, conversas informais e levantamento documental.
Nos resultados, encontrou-se que os funcionários estão, de forma geral, satisfeitos com a QVT na empresa estudada. Dos oito fatores estudados, em sete deles foram encontrados resultados que indicaram uma avaliação positiva dos funcionários superior à média 4,0. As discussões sobre as melhorias na organização ficaram focadas em ajustes para a manutenção dos pontos fortes, para a oportunizar melhorias e para evolução dos pontos fracos, propiciando a manutenção da satisfação. O índice de menor grau de satisfação em apenas um: fator relacionado a compensação justa e adequada, com média de 3,96.
Entende-se que o menor grau de satisfação neste fator está na falta de um plano de cargos e salários sólidos. Espera-se que a empresa estudada seja estimulada a reconfigurar as práticas e repensar os fatores de QVT existentes dentro da empresa, tudo a fim de alavancar ainda mais a performance organizacional. Como limitações do estudo é importante considerar que por se tratar de um estudo de caso, voltado a analisar a QVT de uma empresa em específico, a amostra é limitada.
TIMOSSI, L. S.; FRANCISCO, A. C.; SANTOS, G. J.; XAVIER, A. A. P., Análise da qualidade de vida no trabalho de colaboradores com diferentes níveis de instrução através de uma análise de correlações. Revista Produção, v. 20, n. 3, p. 471-480, 2010. WALTON, R. Quality of working life: what is it? Sloan Management Review, v. 15, n. 1, p. 11-21, 1973.