Resumo

Título do Artigo

BIOCARVÃO ATIVADO DA BIOMASSA RESIDUAL DE Calophyllum inophyllum PARA A REMOÇÃO DO HERBICIDA DIURON
Abrir Arquivo

Palavras Chave

adsorção. coluna de leito fixo. efluente simulado.
adsorption. fixed bed column. simulated effluent.

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Yamil Lucas de Oliveira Salomón
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Tecnologia
2 - Laura Bratz Prill
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGEC
3 - jordana georgin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - santa maria
4 - Dison Stracke Pfingsten Franco
5 - Daniel Gustavo Allasia Piccilli

Reumo

Algumas áreas que utilizam águas subterrâneas para obter água potável, têm se preocupado devido ao aumento da poluição causada por contaminantes, como os pesticidas (HALL et al., 2015). Cabe ressaltar que o diuron provoca danos ao meio ambiente, devido ao fato de ser ligeiramente tóxico para os mamíferos e aves, bem como moderadamente tóxico para os invertebrados aquáticos (GIACOMAZZI; COCHET, 2004). Assim, este trabalho de adsorção utilizou biocarvão ativado de Calophyllum inophyllum para a remoção do herbicida diuron de soluções aquosas a partir do estudo de efluente simulado e leito fixo.
• O uso indiscriminado do herbicida diuron têm causado contaminação das águas superficiais e subterrâneas, que consequentemente prejudica o seu uso, causando danos à saúde e ao ecossistema. • Realizar o experimento de efluente simulado para avaliar o desempenho do adsorvente na remoção de uma amostra de água contendo diversos agrotóxicos; • Estudo de leito fixo para avaliar o emprego do biocarvão ativado dos resíduos da espécie de Calophyllum inophyllum na remoção do herbicida diuron;
A remoção de herbicidas, que são nocivos às águas residuais, possui relevância ambiental (ZBAIR et al., 2022). Nesse sentido, o desenvolvimento de técnicas eficientes para a remoção de diuron de amostras de água possui grande importância para solucionar essa problemática (NANICUACUA et al., 2022). Neste trabalho, a técnica de adsorção foi utilizada para avaliar os resíduos de frutos da espécie Calophyllum inophyllum como adsorvente para a remoção do herbicida diuron a partir dos estudos de efluente simulado e de leito fixo.
A metodologia encontra-se em arquivo PDF indicado.
Foi utilizado a biomassa residual produzida pela espécie Calophyllum inophyllum, a partir da carbonização dos frutos com cloreto de zinco, produzindo biocarvão ativado altamente poroso. Para analisar o desempenho do material, o experimento simulado de efluente contendo uma mistura de herbicidas foi realizado, no qual a dosagem de 1,5 g L-1 permitiu a remoção de 63,45% dos contaminantes presentes na água. Os resultados obtidos a partir da adsorção em leito fixo indicam que o biocarvão ativado pode ser empregado na remoção de diuron em até 154,12 min.
No experimento de efluente simulado, a dosagem de 1,5 g L-1 permitiu a remoção de 63,45% dos contaminantes presentes na água. Além do mais, os resultados obtidos nos estudos de leito fixo permitem empregar o biocarvão ativado da biomassa residual como possível adsorvente no tratamento de efluentes contendo o herbicida diuron.
Giacomazzi, S.; Cochet, N. Environmental impact of diuron transformation: a review (2004). Chemosphere, 56, pp. 1021-1032; Hall, K.E.; Ray, C.; Ki, S.J.; Spokas, K.A.; Koskinen, W. C. Pesticide sorption and leaching potential on three Hawaiian soils J. Environ. Manag., 159 (2015), pp. 227-234; Nanicuacua, D. M. et al. Synthesis of a novel bifunctional hybrid molecularly imprinted poly(methacrylic acid-phenyltrimetoxysilane) for highly effective adsorption of diuron from aqueous medium (2022). Reactive and Functional Polymers, Volume 181, dezembro, 105432.