Resumo

Título do Artigo

ESTUDOS DO EFEITO DO pH E DOSAGEM PARA A REMOÇÃO DO HERBICIDA DIURON UTILIZANDO A BIOMASSA RESIDUAL DE Calophyllum inophyllum COMO ADSORVENTE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

adsorção. biocarvão ativado. biomassa residual.
adsorption. activated biochar. waste biomass.

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Yamil Lucas de Oliveira Salomón
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Tecnologia
2 - Laura Bratz Prill
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGEC
3 - jordana georgin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - santa maria
4 - Dison Stracke Pfingsten Franco
5 - Daniel Gustavo Allasia Piccilli

Reumo

O uso excessivo de herbicidas pode acarretar na lixiviação desses contaminantes para o solo, fazendo com que ocorra a degradação e a sua persistência em sua forma original por mais tempo (DEOKAR; MANDAVGANE, 2015). Recentemente, a molécula de diuron foi identificada em águas subterrâneas e superficiais (CHEN et al., 2011). Assim, torna-se importante o tratamento de contaminantes a fim de promover melhorias na qualidade da água, e por conta disso, esse estudo promoveu o estudo do efeito do pH e da dosagem para a remoção do herbicida diuron utilizando a Calophyllum inophyllum como adsorvente.
• A contaminação do diuron constitui em uma preocupação ambiental devido a contaminação do herbicida nos recursos hídricos, e desse modo, o tratamento de água contendo esse contaminante deve ser realizado através de técnica de adsorção. • Realizar o estudo de pH e dosagem para a remoção do herbicida diuron através do uso dos resíduos dos frutos da espécie Calophyllum inophyllum como alternativa de carvão ativado.
O diuron é classificado como um composto cancerígeno (US-EPA, 1999) e altamente tóxico (MOHAMMED et al., 2020). Portanto, a contaminação de águas subterrâneas por diuron tornou-se uma preocupação ambiental importante no Brasil (ELLMACHE et al., 2009), e como consequência, é primordial o uso de estratégias eficazes para a remoção do herbicida diuron (YOSSA et al., 2020). À luz dessa questão, este estudo visa realizar a investigação do pH e da dosagem para a remoção do herbicida diuron através do uso dos resíduos dos frutos da espécie Calophyllum inophyllum como alternativa de carvão ativado.
A metodologia encontra-se em arquivo PDF indicado.
A etapa de pirólise proporcionou alterações morfológicas na superfície, favorecendo a adsorção. O pH inicial de 6,0-7,0 da solução de diuron e a dosagem do adsorvente de 0,75 g L-1 proporcionaram bons valores da capacidade de adsorção do herbicida diuron. A remoção aumentou de 63 para 95% e a capacidade de adsorção aumentou de 63 para 47 mg g-1 para o intervalo de dosagem do adsorvente de 0,5 a 1 g L-1. A região do gráfico onde os dados experimentais se cruzam corresponde à dosagem ótima (0,75 g L-1). Isto leva a resultados positivos para a capacidade de adsorção (62 mg g-1) e remoção (87%).
A etapa de pirólise proporcionou alterações morfológicas na superfície, favoráveis ao processo de adsorção. O pH inicial de 6,0-7,0 da solução de diuron e a dosagem do adsorvente de 0,75 g L-1 proporcionaram bons valores da capacidade de adsorção do herbicida diuron. Desse modo, os dados apoiam a ideia de que os resíduos dos frutos da espécie Calophyllum inophyllum podem ser usados para fazer carvão ativado, que pode então ser usado para eliminar pesticidas em lotes descontínuos.
Ellmache, A. et al. Leaching of diuron, linuron and their main metabolites in undisturbed field lysimeters (2009); Mohammed, A.M. et al. Toxicity of diuron metabolites in human cells (2020); U.S. EPA, Office of Pesticide Programs, Health Effects Division Tox Oneliners. EPA Chem. Code 035505 – Diuron (1999); Yossa, L.M.N. et al. Synthesis of a cleaner potassium hydroxide-activated carbon from baobab seeds hulls and investigation of adsorption mechanisms for diuron: chemical activation as alternative route for preparation of activated carbon from baobab seeds hulls and adsorption (2020).