Resumo

Título do Artigo

O PAPEL DA COCRIAÇÃO DE VALOR NA DISCUSSÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
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Palavras Chave

Pessoas, Cocriação, Competências Organizacionais
People, Co-creation, Organizational Skills

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Jeferson Sigales
Universidade Federal do Rio Grande - FURG - PPGA
2 - Francielle Silva
UFPEL - Universidade Federal de Pelotas - Centro de Ciências Sócio Organizacionais

Reumo

É preciso compreender como as organizações evoluíram ao longo do tempo e principalmente qual o papel das pessoas dentro das organizações. Este resumo visa compartilhar algumas inquietações de como a gestão de pessoas tem evoluindo, a partir das considerações sobre gestão estratégica de pessoas, e discutirmos possíveis caminhos futuros para área. Um dos caminhos possíveis é através da cocriação de valor, no qual o valor deixa de ser criado por apenas uma das partes envolvidas e passa ser cocriada entre propositor de valor e o beneficiário de valor.
Para esse novo olhar, propomos partirmos dos estudos de pesquisadores Vargo e Lusch (2017), que fazem uma análise crítica da primeira década da Lógica Dominante de Serviço (SDL), quem embora tivesse surgido no marketing, esta “movendo-se em direção ao desenvolvimento de uma teoria geral do mercado e, ainda mais amplamente, para uma teoria geral de cocriação de valor”. Os autores ainda apontaram vetores transdisciplinares para o desenvolvimento da SDL, entre eles a Gestão e a Ciência de Serviço (Vargo; Lusch, 2017).
Dessa forma, a partir dessas breves reflexões, construiu-se a Figura 1, representando o seguinte framework para fins de aprofundamento e pesquisas empíricas. Em linhas gerais, a figura expõe que as pessoas precisam ser vistas como capital humano, dotadas de competências, as quais mobilizadas e gerenciadas via sistemas observáveis de cocriação tendem a consolidar as estratégias organizacionais e construir as competências organizacionais (podendo ser core competence).
FROSCH, M.; WARG, M.; LANGE, M. HR-Management: Impacts from Service (Eco) Systems. Em: LEITNER, C. et al. (Eds.). Advances in the Human Side of Service Engineering. Cham: Springer International Publishing, 2021. v. 266p. 280–291. SILVA, F. M. D.; RUAS, R. L. Desenvolvimento de competências coletivas a partir das contribuições das práticas de gestão de recursos humanos. Revista Sinergia - ICEAC, p. 17–28, 2014. VARGO, S. L.; LUSCH, R. F. Institutions and axioms: an extension and update of service-dominant logic. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 44, n. 1, p. 5–23, jan. 2016.