Resumo

Título do Artigo

FOMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE LOCAL DE INOVAÇÃO NA REGIÃO DO COREDE-RV
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empreendedorismo; Ecossistema; Transformação.
Entrepreneurship; Ecosystem; Transformation.

Área

Inovação

Tema

Empreendedorismo Inovador

Autores

Nome
1 - Pâmela Priscila Correia
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
2 - Gabriela Sanson Kiefer
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
3 - Geny Carla Novais de Quadros
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
4 - Elizama Brizola
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
5 - Nelson Guilherme Machado Pinto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Palmeira das Missões

Reumo

Para o desenvolvimento de uma sociedade, empreender é um ato preciso, pois proporciona inovação, realização de sonhos, geração de empregos e consequentemente o crescimento da economia de uma nação. Em vista disso, para Drucker (2002), a inovação é o instrumento específico do empreendedor para a sociedade e a economia, devido ao mundo globalizado a tecnologia é fator propulsor do desenvolvimento. Assim, em consonância, a inovação e o empreendedorismo proporcionam desenvolvimento social, propiciando a construção de ambientes adequados para consolidação de negócios.
Este trabalho tem como objetivo apresentar um trabalho desenvolvido dentro do Conselho Regional de Desenvolvimento Rio da Várzea, no qual, juntamente com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus Palmeira das Missões, desenvolveu a iniciativa de um ambiente de inovação que busca fomentar o empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico. Assim, o Escritório Local de Inovação - Rio da Várzea (ELI-RV), inicia dentro do campo acadêmico suas atividades para consolidar estratégias regionais a fim de impulsionar a consolidação de novos negócios e servir como estrutura de apoio a comunidade.
Cidades inteligentes e inovação urbana; Cidades empreendedoras.
O desenvolvimento deste projeto possui diversas etapas, fundamentadas em um plano de trabalho inicialmente proposto, o qual é concomitante com a idealização e criação de um espaço para fomento do empreendedorismo, inovação e desenvolvimento tecnológico. Este estudo segundo a natureza dos dados trata-se de uma abordagem qualitativa e quantitativa, no qual os dados primários obtidos serviram para a construção de ideias, estimativas de impactos e compreensão do cenário da região em análise. Esta pesquisa é classificada como exploratória e descritiva.
Por meio da identificação das principais necessidades regionais, serão desenvolvidas aquelas identificadas mais relevantes, a partir de um mapeamento da inovação, do empreendedorismo e do desenvolvimento tecnológico. Visa proporcionar a comunidade a elaboração de planos de ações de cunho econômico e social visando substituir políticas de trabalho, identificar oportunidades de desenvolvimento nas diferentes regiões, propiciar capacitação aos gestores e propor soluções a microempresas, articular espaços de incubação e salientar ações com bases concretas em desenvolvimento nas escolas da região.
Apresenta a consolidação do Escritório Local de Inovação Rio da Várzea, que em conjunto ao COREDE-RV busca o desenvolvimento regional da sociedade em geral com foco nas demandas do ambiente onde se encontra. Além disso, este encontra-se conectado tanto com a academia na qual possui estrutura não somente de pesquisa, mas também física para atividades, recebendo fomento de iniciativas privadas para realização de medidas e instituições públicas dando suporte para posicionamento estratégico social.
BENCKE, Fernando Fantoni et al. A Tríplice Hélice e a construção de ambientes de inovação: o caso da incubadora tecnológica de luzerna/sc. Desenvolvimento em Questão, [S.L.], v. 16, n. 43, p. 609, 22 maio 2018. Editora Unijui. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.609-639.