Resumo

Título do Artigo

IMPACTO SUSTENTÁVEL DO USO DE DRONES NA AGRICULTURA: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Drone. VANT. Agricultura. Sustentabilidade.
Drone. UAV. Agriculture. Sustainability.

Área

Agronegócio

Tema

Sustentabilidade no Agronegócio

Autores

Nome
1 - Mariana Juliani da Silva Portal
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
2 - Menigui Spanevello Dalcin
3 - Paloma de Mattos Fagundes
4 - Tanice Andreatta
5 - Rosani Marisa Spanevello
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Palmeira das Missões

Reumo

A demanda global de alimentos e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação impulsionaram o processo de modernização agrícola. O avanço das tecnologias, agregadas ao desenvolvimento de sistemas de navegação e geoprocessamento, bem como a necessidade de sistemas agroalimentares mais sustentáveis, ampliaram as perspectivas do uso de drones para o setor.
No entanto, apesar de ser um tema bastante difundido recentemente, pouco se sabe sobre sua repercussão na academia e seu impacto para a sustentabilidade dos agronegócios. Diante deste cenário, o objetivo deste estudo é analisar a produção bibliográfica à respeito da utilização de drones na agricultura brasileira, bem como analisar o impacto sustentável da ferramenta, de acordo com a literatura encontrada.
Os drones tornaram-se aliados para a prática da agricultura de precisão, permitindo o monitoramento estratégico do campo em tempo real, com sistemas que localizam pragas e condições vegetais de forma rápida e precisa, bem como acompanham rebanhos. As áreas monitoradas por drones podem receber tratamentos químicos, fertilizantes e manejos pontuais, evitando desperdícios e gerando uma atividade agrícola mais sustentável, ambientalmente e economicamente viável (DE SOUZA et al., 2019; GOMES et al., 2019).
Utilizou-se do método quantitativo bibliométrico, baseado em dados secundários obtidos na plataforma Scopus, um dos maiores repositórios de pesquisa mundial. Em razão da baixa produção científica sobre a temática no Brasil, a busca foi realizada a partir da seguinte estrutura: (TITLE-ABS-KEY ("drone") OR TITLE-ABS-KEY ("Unmanned Aerial Vehicles") OR TITLE-ABS-KEY ("UAV") AND TITLE-ABS-KEY ("agri*") AND TITLE-ABS-KEY ("brazil"). Não houve exclusão de período, tipos de documentos ou palavras-chave. Com os critérios mencionados, foram identificados 65 documentos, publicados entre 2004 e 2023.
As métricas demonstram que a ascensão da temática passou por oscilações ao longo do tempo, mas a partir de 2020 apresentou produções mais exponenciais, demonstrando que a temática ainda carece de amadurecimento no setor agropecuário. Os artigos de maior relevância, majoritariamente, buscam testar a eficácia e o desempenho do uso de drones para o monitoramento vegetal e topográfico, em comparação experimental com outros meios convencionais de monitoramento e avaliação. Tratam principalmente do monitoramento de pastagem, biomassa, lavoura e solo.
Os trabalhos demonstraram que o uso de drones torna-se efetivo na medida em que permite temporalidade, flexibilidade, baixo custo e precisão, elementos chave para a construção de atividades agrícolas mais sustentáveis.
FREITAS et al., 2022; DA SILVA QUINAIA et al., 2021; DOS SANTOS et al., 2020; FREIRE et al., 2022; CÂNDIDO et al., 2020; BERETTA et al., 2018.