Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM OLHAR DOS DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFRN
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Educação para o desenvolvimento sustentável.
Education for sustainable development.

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Álisson Caio Abrantes de Mesquita
Universidade Federal Rural do Semi Arido. - UFERSA - Campos central
2 - Thaiseany de Freitas Rêgo
Universidade Federal Rural do Semi Arido. - UFERSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Reumo

A presença de Instituições de Ensino Superior (IES) tende a modificar a região onde se estabelece, trazendo um diferencial para a dinâmica dos negócios, o que também estimula o desenvolvimento econômico local (CUNHA, 2011). Além disso, também se percebe uma maior qualificação da mão-de-obra local e a inserção de novas culturas. Essas IES, de acordo como Barreto (2017) podem ser organizadas como faculdades, centros universitários, institutos federais ou escolas de governo, enquadradas como públicas, privadas ou de interesse social, e vem se consolidando desde o início do século XII.
identificar qual a percepção dos docentes e discentes, com vínculo ativo no curso de Administração, da UFRN, quanto a “Educação para o desenvolvimento sustentável”.
Segundo Farias, Coelho e Coelho (2019, p. 798), a EpS é uma “[...] maneira de operacionalizar a transposição do discurso para a prática e ressalta o quão relevante é o papel da educação na construção de uma sociedade sustentável, consciente da importância que as ações de hoje têm para o futuro”. Nesse sentido, compreende-se que esse é um instrumento de mudanças a ser observado no Mundo contemporâneo, uma vez que auxilia os indivíduos a pensarem de forma crítica sobre suas relações com o ambiente natural.
a pesquisa adota a pesquisa descritiva, de levantamento e estudo de caso, com aplicação de questionários junto aos docentes e discentes que possuem vínculo ativo com os cursos de graduação e pós-graduação em Administração, na UFRN.
O estudo objetivou identificar qual a percepção dos docentes e discentes, com vínculo ativo no curso de Administração, da UFRN, quanto a “Educação para o desenvolvimento sustentável”. Nessa perspectiva, quanto ao conceito de EDS, nota-se que 59,26% (128) dos discentes o reconhece de acordo com o que determina a Lei nº 9.795/1999, como apresentado na Tabela 2. Isso mostra que há uma confusão sobre a definição adequada do que efetivamente significa EDS e que ela se distingue de EA, em essência pela complexidade e dimensões que envolve cada um deles.
O estudo objetivou identificar qual a percepção dos docentes e discentes, com vínculo ativo no curso de Administração, da UFRN, quanto a EDS. Para isso, coube proceder com a aplicação de questionários com os docentes e discentes com vínculos nos cursos de graduação de Currais Novos e Natal. Ademais, também foi necessário aplicar o questionário junto aos docentes e discentes com vínculo com a pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado.
AKANIME, C. T.; YAMAMOTO, R. K. Estudo Dirigido de Estatística Descritiva. São Paulo: Editora Saraiva, 2013. ALENCAR, E. R. P. Ensino superior no Brasil: entre o estado e o mercado. 2011. 217 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. BARBIERI, J. C; SILVA, D. Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. RAM – Rev. Adm. Mackenzie, v. 12, n. 3, São Paulo, p. 51-82, maio/jun. 2011. BARRETO, L. F. B. P. Análise de políticas públicas para educação superior no Brasil: uma aplicação de di