SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA, MARKETING VERDE, EST
CORPORATE SUSTAINABILITY, GREEN MARKETING, STRATEG
Área
Sustentabilidade
Tema
Temas Emergentes em Sustentabilidade
Autores
Nome
1 -
Geise Loreto Laus Viega
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Dom Pedrito
2 -
GUSTAVO REIS PINTO
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
3 -
Marta Olívia Rovedder de Oliveira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - departamento de ciencias administrativas
4 -
Roberto Schoproni Bichueti
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
5 -
David Lorenzi Junior
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
Reumo
A inovação e as práticas responsáveis estão transformando os ambientes e têm caracterizado o comportamento de empresas que estão mais preocupadas com o desempenho organizacional. Nesse contexto estão englobadas as práticas que envolvem as dimensões econômica, ambiental e social, ou seja, práticas sustentáveis sendo que estas podem levar às empresas a benefícios tangíveis e intangíveis.
Neste ensaio, apresenta-se a proposição de um modelo teórico que tem por objetivo demonstrar o papel das práticas sustentáveis e do marketing verde como ferramentas estratégicas de gestão.
As teorias apresentadas partem de uma reflexão sobre o tema sustentabilidade corporativa, considerando as três dimensões: econômica, ambiental e social. O tema marketing verde também é evidenciado como um fator importante para valorizar os benefícios ambientais e sustentáveis dos produtos. Nesse contexto, se fez necessário desenvolver uma revisão sobre o conceito de estratégia, assim como, destacar a sua relação com os demais temas abordados.
Este ensaio apresenta conceitos relevantes dos temas abordados que demonstram a importância da sustentabilidade corporativa e do marketing verde como ferramentas estratégicas de gestão. Dentro deste contexto, os vetores apresentados sustentam o potencial das práticas sustentáveis adotadas por empresas que estão preocupadas com o seu desempenho organizacional, assim como, com sua contribuição para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade. No entanto, cabe um maior aprofundamento do tema que pode servir como encaminhamento para pesquisas futuras.
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