Resumo

Título do Artigo

INCERTEZA DA POLÍTICA ECONÔMICA E RETORNOS DO MERCADO DE AÇÕES NO BRASIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Incerteza da política econômica; Ibovespa; Brasil.
Economic policy uncertainty; Ibovespa; Brazil.

Área

Contabilidade e Finanças

Tema

Temas Emergentes em Contabilidade

Autores

Nome
1 - Daniel Londero Binotto
2 - Paulo Fernando Marschner
Universidade Franciscana - UFN - Curso de Administração

Reumo

Desde 2014, o Brasil enfrentou incertezas econômicas persistentes, afetando investimentos e a economia. A incerteza pode resultar da imprevisibilidade dos resultados ou da falta de informações sobre probabilidades. Isso leva as empresas a adiar investimentos, afetando taxas de juros e inflação. Pouca atenção foi dada à relação entre incerteza da política econômica e mercados de ações. O Brasil tem altos índices de incerteza, exigindo mais investigação, especialmente após a pandemia.
Analisar a relação entre a incerteza da política econômica (EPU) e o mercado acionário brasileiro durante o período de janeiro de 2006 a dezembro de 2022.
A incerteza econômica resultante de mudanças nas políticas afeta empresas, custos de produção, confiança do consumidor e mercados financeiros. Estudos recentes demonstram que a incerteza política impacta negativamente mercados nos EUA, OCDE, Brasil, Malásia, China e outros, afetando volatilidade, retornos e riscos de queda das ações. Essa relação complexa é crucial para a compreensão da economia e dos mercados financeiros.
Foram usadas duas variáveis: o EPU, que mede a incerteza nas políticas econômicas com base na cobertura jornalística, e o IBovespa, que reflete o desempenho do mercado de ações no Brasil. As séries temporais abrangem de janeiro de 2006 a dezembro de 2022. As variáveis sofreram transformações: o EPU foi convertido em logaritmo e o Ibovespa em log-retornos. Testes de estacionariedade precederam a aplicação de um modelo VAR para explorar a relação entre incerteza econômica e o mercado de ações brasileiro. Funções de Resposta a Impulso analisaram os efeitos das alterações nas variáveis.
Os principais resultados sugeridos pelas funções de resposta a impulso (FRI) sugerem a existência de uma relação bidirecional. Em outras palavras, um aumento nos níveis de incerteza se traduz em uma diminuição no desempenho do mercado de ações brasileiro, e, inversamente, um aumento no desempenho desse mercado contribui para a redução dos níveis de incerteza.
Este estudo amplia nossa compreensão da relação entre incerteza na política econômica e o mercado de ações. Além de abordar como a incerteza econômica afeta o mercado, explora como o desempenho do mercado influencia a incerteza. Suas implicações práticas são relevantes para investidores, reguladores, governos e a população em geral, destacando a importância da incerteza econômica que afeta diversos agentes econômicos e revelando a complexa interação entre incerteza e mercados financeiros.
BAKER, S. R.; BLOOM, N.; DAVIS, S. J. Measuring Economic Policy Uncertainty. The Quarterly Journal of Economics, v, 131. 4, p. 1593–1636, 2016. BERNANKE, B. Irreversibility, uncertainty, and cyclical investment. The Quarterly Journal of Economics, v. 98, n. 1, p. 85-106, 1983. FORMIGA, M; et al. O efeito da incerteza política no desempenho e valoração das companhias abertas brasileiras. Revista eletrônica de Administração, v.25, n.3, p. 96-123, 2019. FRANCO, D. D. M. Expectativas, Incerteza Econômica e Sentimento. Revista de Administração Contemporânea, v. 26, n. 5, e-210029, 2022.