Resumo

Título do Artigo

New Public Service: uma Revisão Sistemática da Literatura
Abrir Arquivo

Palavras Chave

New Public Service; Governança; agenda de pesquisa
New Public Service; Governance; Research agenda.

Área

Estratégia

Tema

Temas Emergentes em Estratégia

Autores

Nome
1 - Mirna Yéssica Brasil Correa
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
2 - Ruben Fernando de Lara
3 - Paulo Vanderlei Cassanego Junior
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
4 - Mygre Lopes da Silva
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento
5 - Gabriela Cappellari
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões

Reumo

O início da Administração Pública como ramo da ciência, ocorreu no final do século XX, até a década de 1980, o paradigma predominante nesta ciência era o do estado burocrático baseado em Weber (BEHN, 2001). Surge o paradigma do New Public Management (NPM), baseado na transposição de ferramentas de gestão privada para a Administração Pública, com o objetivo de acabar com as disfunções burocráticas. A aplicação de ferramentas privadas no setor público não foi suficiente para resolver problemas administrativos, devido à discrepância entre os interesses públicos e a implementação de políticas.
Ao considerar a importância das teorias da Administração Pública que provocam reformas em sistemas de prestação de serviços públicos e impactos diretos no bem-estar dos administrados, resultou o seguinte problema de pesquisa: Quem são os pesquisadores e quais são as linhas de pesquisa do movimento NPS no ambiente pós-governança? Com o intuito de responder a pergunta de pesquisa, o trabalho teve como objetivo identificar quem são os pesquisadores e quais são as linhas de pesquisa do movimento NPS no ambiente pós-governança, propondo uma agenda de pesquisa.
A Administração Pública surgiu como uma resposta à corrupção no governo dos EUA, liderada por Woodrow Wilson em 1887. Dando origem ao paradigma Novo Serviço Público (NPS), que visava superar a burocracia e integrar princípios de empreendedorismo, Estado mínimo e orientação ao cliente no setor público. Esses princípios foram criticados por ignorar valores democráticos e tradicionais do serviço público. A busca por alternativas ao NPS levou a paradigmas como Public Value Management, Digital Era Governance, New-Weberian State e New Public Governance, que enfatizam a governança em rede.
Utilizou-se dos princípios da Revisão Sistemática da Literatura (RSL), obteve-se um levantamento de 46 artigos na base de dados on-line Scopus e 48 na base Web of Science, foram extraídos 41 artigos para o corpus da pesquisa. Para compilar os dados, foram utilizados os softwares: HistCiteTM, Microsoft Excel, IRAMUTEQ e VOSviewer. As análises apresentadas foram apoiadas em três leis da bibliometria clássica. Utilizou-se da análise de conteúdo de forma conjunta aos estudos métricos para alocar os indicadores gerados relacionados à produção, à colaboração entre autores e à análise de citações.
As publicações abarcam os anos de 1999 à 2022. As análises confirmaram a Lei de Bradford, com cinco periódicos concentrando 44% das publicações, e Lei de Lotka, em relação à produção merecem destaque Perry J. L., Dang X. H., Zao J., são responsáveis por 17% de todos os trabalhos. A análise do corpus da pesquisa com 41 artigos revelou que os 84 autores e coautores estão concentrados nos Estados Unidos da América e China. Merece destaque o trabalho desenvolvido por Denhardt, R.B. e Denhardt, J.V com um total de 21 citações, citado em 51% dos trabalhos.
As linhas de pesquisa dos estudos se enquadram na Administração Pública e Ciência Política. Como limitações, o ano 1999 escolhido como ponto de partida de análise foi devido à sua relevância comum nas bases de dados utilizadas. Devido a essa escolha, as conclusões não podem ser extrapoladas universalmente. Como recomendações de futuros estudos a exploração de análises em períodos mais abrangentes e a utilização de outras bases de dados. Ainda, encorajamos a aplicação dos resultados deste estudo como um trampolim para o desenvolvimento de pesquisas subsequentes.
BEHN, R. D. Rethinking Democratic Accountability. Washington, DC: Brookings Institution Press, 2001. LOTKA, A. The frequency distribution of scientific productivity. Journal of the Washington Academy of Sciences, v. 16, n. 12, p. 317-323, 1926. WILSON, W. "The Study of Administration." Political Science Quarterly, 2. Reprinted in Classics of Public Administration, 3rd ed. Jay M. Shafritz and Albert C. Hyde, eds. Pacific Grove, Calif.: Brooks/Cole Publishing Co., 11-24. 1887. https://www.jstor.org/stable/2139277?seq=1