Resumo

Título do Artigo

Inovação e tecnologia: o primeiro sistema de monitoramento sonoro baseado em microfones digitais do Brasil
Abrir Arquivo

Palavras Chave

acústica, som, microfones digitais, monitoramento
acoustics, sound, digital microphones, monitoring

Área

Inovação

Tema

Temas Emergentes em Inovação

Autores

Nome
1 - William D'Andrea Fonseca
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Engenharia Acústica | Centro de Tecnologia
2 - Felipe Ramos de Mello
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo

Reumo

A rápida urbanização e a poluição sonora resultante desse processo destacam a necessidade de controlar ruídos nas metrópoles brasileiras, dado seu impacto na qualidade de vida e saúde pública. O monitoramento acústico é vital para gerenciar esse cenário. Este estudo apresenta um sistema de monitoramento inovador e custo-efetivo, focado no Nível de Pressão Sonora Contínuo Equivalente (Leq). Integrando tecnologias avançadas, almeja-se definir um novo padrão para o monitoramento sonoro no Brasil via microfones digitais.
A acelerada urbanização nas grandes cidades brasileiras trouxe consigo uma complexidade sonora que impacta diretamente a qualidade de vida e a saúde pública. O controle do ruído urbano tem sido um desafio crescente nesse cenário. Contudo, como monitorar e gerenciar efetivamente, de forma economicamente viável, essa paisagem sonora em constante evolução? O objetivo deste estudo é introduzir um sistema inovador de monitoramento sonoro custo-efetivo (via microfones digitais), focado na métrica do Nível de Pressão Sonora Contínuo Equivalente (Leq).
O Nível de Pressão Sonora Contínuo Equivalente (Leq) é utilizado para avaliar a energia sonora ao longo do tempo, condensando-a em um valor único em decibels. Por possuir correlação com efeitos fisiológicos no ser humano, o Leq é uma métrica importante no contexto de controle de ruído. Embora semelhante ao Nível de Pressão Sonora (NPS), o Leq considera longos períodos e não faz uso de uma ponderação temporal. Ademais, comumente, o Leq é avaliado com ponderações de frequência, denotados como LAeq e LCeq. O entendimento destes conceitos é fundamentado nas obras de Jacobsen, Pierce e Bies.
A abordagem adotada envolveu a criação de um protótipo em sistema embarcado que integra um microfone MEMS digital, uma placa Teensy 4.0, um módulo ESP32, um módulo para cartão SD e uma bateria portátil. Como requisito de projeto, buscou-se eficiência energética aliada a um alto desempenho computacional e acústico. O sistema foi projetado para medir NPS e Leq, com ponderações temporais e de frequência. A validação foi realizada com base em normas estabelecidas como IEC 61672:2013 e IEC 61260:1-2014, bem como por testes comparativos com um instrumento de referência.
Os testes de desempenho acústico mostraram que o protótipo está em conformidade com um sonômetro de Classe 1 (instrumento de referência), com erros mínimos (± 0,5 dB) na faixa de frequência considerada. Testes em cenários como shopping centers e residências comprovaram a eficácia do dispositivo em condições reais (longos períodos de medição).
O protótipo representa um marco na pesquisa acústica no Brasil. Seu equilíbrio entre custo e desempenho o torna uma solução promissora. Refinamentos futuros, como encapsulamentos personalizados e algoritmos robustos de transmissão, serão explorados. Este projeto tem potencial para impactar positivamente a gestão urbana e o controle de ruído.
BIES, David. Engineering noise control: theory and pratice. 6. ed. Boca Raton, FL, EUA: CRC Press/Taylor & Francis, 2023. doi: 10.1201/9780367814908. ISBN 978-0367814908 JACOBSEN, Finn; JUHL, Peter Moller. Fundamentals of General Linear Acoustics. [S.l.]: Wiley, 2013 PIERCE, Allan D. Acoustics – An Introduction to Its Physical Principles and Applications. [S.l.]: Springer International Publishing, 2019. doi: 10.1007/978-3-030-11214-1. ISBN 978-3030112134