Resumo

Título do Artigo

Políticas de Inovação no setor de Hospitalidade e Turismo
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Políticas publicas; inovação; Turismo
"Public Policies; Innovation; Tourism."

Área

Turismo

Tema

Turismo, Gestão, Patrimônio e Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Lenise David da Silva
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Administração
2 - Roger de Bem Jaeger
3 - Aurora Carneiro Zen

Reumo

O setor de Hospitalidade e Turismo é um fenômeno social e econômico em constante crescimento e baseia-se na participação ativa de muitos atores, em particular, atores engajados nas políticas de desenvolvimento local.
Há um apelo para que as empresas de hospitalidade e turismo se tornem inovadoras, para que possam melhorar sua eficiência, oferecer novas experiências, melhorar o desempenho e envolver-se em coproduções, e as políticas públicas em inovação têm o potencial para estimular a renovação no setor de hospitalidade e turismo.
Neste sentido, O objetivo do presente estudo é identificar o que se fala na literatura com relação a Políticas públicas de Inovação para o setor de Hospitalidade e Turismo.
Para responder ao objetivo do estudo, realizou-se uma busca booleana na base de Web Of Science (WOS) e SCOPUS, no período de 2019 a 2023.
Identificou-se 5 grupos de artigos com objetivos diferentes com relação a Inovação, politicas públicas e Turismo, são eles: Políticas públicas de inovação no setor de Hospitalidade e Turismo para a sustentabilidade; inovação no processo de formulação de políticas públicas para o setor de Hospitalidade e Turismo; Políticas públicas de inovação para viabilizar e recuperar o setor de Hospitalidade e Turismo; Turismo como objeto de políticas públicas de inovação para fomentar o desenvolvimento territorial e empreendedorismo e Políticas Públicas de Inovação para formação de ecossistemas.
Estas abordagens claramente tratam muitas vezes a inovação como ferramenta ou suporte de políticas públicas para a recuperação do setor, transição para sustentabilidade, formulação de políticas públicas e outras vezes trata o turismo como ferramenta para que políticas públicas de inovação sejam formuladas. No entanto, todas elas, embora não tenham enfatizado a sustentabilidade, pelo menos citam em algum momento este propósito, o que torna possível entender que o desenvolvimento sustentável está se tornando um alicerce para a construção de pesquisas no setor de Hospitalidade e Turismo.
Barandiarán, X., Restrepo, N., & Luna, Á. (2019). Collaborative governance in tourism: Lessons from Etorkizuna Eraikiz in the Basque Country, Spain. Tourism Review, 74(4), 902–914. https://doi.org/10.1108/TR-09-2018-0133 Berbekova, A., Uysal, M., & George Assaf, A. (2023). Quality of Life and Public Policy Development for Tourism Destinations. Cornell Hospitality Quarterly, 19389655231182089. https://doi.org/10.1177/19389655231182089