Resumo

Título do Artigo

PREFERÊNCIAS DO CONSUMIDOR: UMA ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM AS ESCOLHAS ALIMENTARES DE UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS BASEADO NO FCQ
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Palavras Chave

Escolhas alimentares. Marketing. Sustentabilidade.
Food choices. Marketing. Sustainability.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores

Nome
1 - Fernanda dos Santos Ramos
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Programa de pós-graduação em Agronegócios
2 - Letícia de Oliveira
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Ciências Econômica

Reumo

Entender os fatores que influenciam as escolhas alimentares é um elemento chave para conhecer as preferências dos consumidores e compreender a lógica por trás de um comportamento. A tomada de decisões alimentares não se refere apenas a escolha de compra do alimento, mas se trata se um conjunto de escolhas que influenciam diretamente a saúde pessoal, o bem-estar e, cada vez mais, a saúde do planeta. (BOER; AIKING, 2019; HOEK et al. 2017 WILLITS-SMITH et al., 2020).
O objetivo proposto por este estudo foi de compreender os fatores que influenciam as escolhas alimentares de consumidores brasileiros. Este estudo busca explorar o conhecimento atual sobre os fatores que moldam as escolhas alimentares dos consumidores brasileiros por meio da aplicação do FCQ.
O FCQ possui alta relevância para analisar as escolhas alimentares, dada a sua capacidade de fornecer insights profundos e valiosos sobre os fatores que influenciam as preferências e os comportamentos alimentares das pessoas. O FCQ foi desenvolvido com o propósito específico de medir as motivações subjacentes à seleção de alimentos. Em vez de considerar apenas escolhas alimentares finais, ele se concentra nas razões por trás dessas escolhas. Visto que as escolhas alimentares são frequentemente impulsionadas por fatores psicológicos, culturais, sociais e emocionais que variam por indivíduo.
De amostra não probabilística, os participantes (n=1582) eram alunos matriculados em instituições de ensino de superior localizada em grandes centros urbanos de todas as regiões do Brasil. Os respondentes preencheram um questionário online e foi realizada uma estatística descritiva para analisar os dados.
A análise inicial revela que a amostra do estudo é representativa da população universitária brasileira, abrangendo diversas faixas etárias e regiões geográficas. Além disso, a amostra é predominantemente composta por mulheres, jovens adultos e pessoas com uma distribuição de renda variada. Esses dados demográficos fornecem uma base sólida para compreender as preferências alimentares de universitários. Os resultados mostram que a preocupação com a saúde é um fator de grande importância para a maioria dos participantes.
Os dados apresentados no artigo revelam uma compreensão mais profunda dos fatores que influenciam as escolhas alimentares de universitários brasileiros. A preocupação com a saúde, a conveniência, o apelo sensorial e o preço emergem como determinantes importantes na escolha alimentar. Porém, as preocupações éticas não apareceram com valores muito altos de importância, demonstrando a importância de promover motivadores para escolhas alimentares mais conscientes e sustentáveis.
BOER, J.; AIKING, H. Strategies towards healthy and sustainable protein consumption: a transition framework at the levels of diets, dishes, and dish ingredients. Food Quality and Preference, Harlow, v. 73, p. 171-181, 2019. HOEK, A. C. et al. Healthy and environmentally sustainable food choices: consumer responses to point-of-purchase actions. Food Quality and Preference, Harlow, v. 58, p. 94-106, 2017. WILLITS-SMITH, A. et al. Addressing the carbon footprint, healthfulness, and costs of self-selected diets in the USA: a population-based cross-sectional study. The Lancet Planetary Health, Amst