Resumo

Título do Artigo

MÍDIA DIGITAL: A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE VENDAS NO SETOR ALIMENTÍCIO A PARTIR DO INSTAGRAM
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Palavras Chave

Instagram; mídia digital; estratégias de vendas;
Instagram; digital media; sales strategies;

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores

Nome
1 - Alice Lemes Roratto
Universidade Franciscana - UFN - Não sei
2 - Lucas Almeida dos Santos
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
3 - Alini Cirolini Soares
Universidade Franciscana - UFN - SANTA MARIA
4 - Sofia Ludtke Topolski
Universidade Franciscana - UFN - Ciências Contábeis

Reumo

A globalização propiciou mudanças em diversos campos, entre estes o social, o econômico e o tecnológico, o que viabilizou fluxos de comércios e informações mais rápidas, uma vez que, com a internet, essas transformações ficaram ainda mais intensas, impactando no comportamento e no modo de consumo das pessoas, que se tornaram mais exigentes e seletivas em suas compras. Dessa forma, as organizações precisaram se reinventar para se manter no mercado, e o mundo digital veio para facilitar e melhorar esse processo, tendo no marketing digital, uma oportunidade de crescimento.
Por conseguinte, a presente pesquisa tem como problemática responder a seguinte questão: qual a possível contribuição da ferramenta de mídia digital Instagram na criação de estratégias de vendas para uma pizzaria napolitana? Visando responder a problemática levantada, a presente pesquisa conta com o objetivo geral de compreender a possível contribuição do Instagram frente a criação de estratégias de vendas em uma pizzaria napolitana da região central do Rio Grande do Sul.
O Instagram motiva e atrai empreendedores a usar a plataforma devido a possibilidade que ela traz em alcançar novos clientes, além da facilidade de expor seus produtos, uma vez que funciona como uma vitrine (FERRAZ, 2019). Isso, faz com que desperte o desejo dos usuários sobre o que a empresa oferece, tendo como consequência a aquisição. Oliveira (2021) entende o marketing tradicional ou offline como aquele que acontece fora das redes, veiculado nos meios convencionais (como televisão, rádio e mídia impressa), e o marketing digital ou online como aquele que utiliza ações na internet.
Pesquisa aplicada, classificada como estudo de caso, de natureza qualitativa e descritiva! Os dados foram coletados por meio de uma observação individual não estruturada e entrevista estruturada, que foi aplicada no dia 16 de junho de 2023 ao gestores da empresa. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo uma vez que irá descrever e explorar os dados obtidos no discurso do entrevistado, assim como as informações conquistadas por meio da observação dos pesquisadores na mídia social Instagram da pizzaria.
Os resultados encontrados denotam a utilização do Instagram pela empresa e as estratégias já implementadas. acredita-se que a empresa pode explorar mais este recurso, uma vez que, analisando o perfil de outras empresas do mesmo ramo, encontrou-se também, destaques de horário de funcionamento, da localização, do ambiente, das bebidas, assim como outros. Dessa forma, sugere-se que a empresa crie mais destaques com informações importantes sobre o local, bem como estratégias que possibilite ganhos para empresa por meio da eficiência e maior alcance do Instagram.
Conclui-se que o Instagram é uma plataforma eficiente para a divulgação de produtos no setor alimentício, e que com as estratégias aplicadas apresentadas no estudo de caso e aquelas propostas, contribui para o aumento das vendas de uma empresa. Como limitação deste estudo, tem-se falta de bibliografias mais especificas e estudos mais aprofundados acerca desta ferramenta, para que possa ser utilizada como base científica mais confiável, ficando como sugestões de estudos futuros a ampliação desta pesquisa para outros setores, como forma investigação e criação de possíveis bases científicas.
LAS CASAS, A. L. Cocriação de Valor: conectando a empresa com os consumidores através das redes sociais e ferramentas colaborativas. São Paulo: Atlas, 2014. SANTOS, J; CÂMARA, R; LEITE, A. O Instagram como ferramenta de marketing em mídias sociais do setor de eventos em São Luís – MA. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, v. 15, n. 2, p. 65 – 84, 2021. MAGALHÃES, I. Facebook ou Instagram – qual é a melhor rede social para seu negócio?. Mirago, 2022. Disponível em: . Acesso em: 24 de junho de 2023.