Resumo

Título do Artigo

SITUAÇÕES DE CONFLITO: RESUMO EXPANDIDO DE UM ESTUDO DE CASO EM UM DEPARTAMENTO DE UM PROVEDOR DE INTERNET.
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Palavras Chave

Gestão de pessoas, Conflito organizacional
Human Resource Management, Organizational Conflict

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Miguel Lucas dos Santos Yaya
Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Rio Grande

Reumo

A pesquisa aborda o aumento dos casos de conflito organizacional no setor de logistica operacional em um provedor de serviços de internet no Rio Grande do Sul.
O objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar situações de conflito que ocorrem na área operacional. Objetivos específicos derivados do objetivo geral visam entender as principais situações de conflito do ponto de vista dos coordenadores e gerentes da área operacional, identificar as principais fontes no setor que levam a situações de conflito organizacional, investigar a percepção dos funcionários em relação a diferentes aspectos relacionados aos conflitos no setor e destacar os métodos da organização para gerenciar situações de conflito.
É imperativo realçar as múltiplas definições e características comuns do conflito organizacional. Na literatura, surgem perspectivas diversas sobre a gênese do conflito, seja decorrente da percepção de uma parte afetada negativamente, da obstrução de interesses, ou como um desdobramento natural da interação humana. (Daft, 2011; Nascimento e El Sayed, 2002; Robbins, 2005). Além de identificar as formas de conflito, é fundamental compreender suas causas, enfatizando as condições antecedentes identificadas (Chiavenato, 2007).
A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e tem natureza descritiva, com um delineamento metodológico de estudo de caso que enfoca a profundidade sobre a amplitude. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais com onze colaboradores do setor Logístico Operacional, juntamente com observação participante de situações práticas diárias envolvendo conflitos no trabalho. A análise dos dados foi realizada usando a abordagem de análise de conteúdo com categorização temática, seguindo as diretrizes de Bardin (2002).
Os depoimentos dos entrevistados destacam que, caso não desempenhem suas atividades de forma eficaz, essa ineficiência pode ter um impacto adverso no cumprimento das tarefas dos demais colegas, ao mesmo tempo em que cria uma sobrecarga de trabalho para esses últimos. Quando os colaboradores do setor Logístico Operacional foram solicitados a descrever sua relação com os colegas dentro do próprio setor, a maioria iniciou suas respostas afirmando que mantém um relacionamento positivo com os demais membros da equipe ou que raramente enfrentam problemas nesse aspecto.
A pesquisa identificou as principais situações de conflito vivenciadas pelos entrevistados no setor, destacando a interdependência de tarefas e falhas na comunicação como fatores inevitáveis de conflito. A organização precisa gerenciar esses conflitos, uma vez que a interação entre setores é necessária para atingir os objetivos. O aplicativo de mensagens Telegram foi identificado como a principal fonte de conflito no setor devido à insatisfação com a comunicação por chat instantâneo.
ABELLA, Nilda Teresinha Teixeira. GESTÃO DE CONFLITOS ORGANIZACIONAL. Revista Multidebates, Palmas, v. 1, n. 2, p. 219-232, 22 nov. 2017. Disponível em: http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/20. Acesso em: 19 set. 2023. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. 281 p. CHIAVENATO, Idalberto. ADMINISTRACIÓN DE RECURSOS HUMANOS: el capital humano de las organizaciones. 8. ed. Distrito Federal: McGraw-Hill/Interamericana Editores, S.A. de C.V, 2007. DAFT, Richard L.. Teoría y diseño organizacional. 10. ed. Distrito Federal: Cengage Learning, 2011.