Resumo

Título do Artigo

TRANSFORMAÇÃO EDUCATIVA: PRÁTICAS DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO DIGITAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

EDUCAÇÃO DIGITAL, INOVAÇÃO, ENSINO
DIGITAL EDUCATION, INNOVATION, TEACHING

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica Educacional

Autores

Nome
1 - CESAR AUGUSTO YAYA VARGAS
2 - Miguel Lucas dos Santos Yaya
Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Rio Grande

Reumo

No presente texto, apresentamos de forma reflexiva as possiblidades de transformação na educação básica, ao se articularem ferramentas tecnológicas e práticas associadas ao empreendedorismo como como processos inovadores da educação. Processos que exploram transversalmente os conteúdos escolares, e a sua aplicabilidade para a transformação social.
Desde o ano 2020, após o início da pandemia do vírus SARS-COV-2, causante da Covid-19, a sociedade como um todo, presenciou uma série de processos que obrigaram a quebrar o esquema social e organizacional de todos as dimensões da humanidade. No particular de professores e estudantes, estas consequências transcenderam a situações medicas e emocionais de maior complexidade (Gomez e Valle, 2021) o o que fez, que a educação como pratica para transformar a realidade, passasse a ser um segundo plano de preocupação, frente as tensões existentes entre as relações econômicas e sociais.
A educação digital aporta a formação onilateral ao estudante, tão necessárias frentes as crises econômicas, politicas e sociais, que alteram a posiblidade de progresso do planeta. É por tanto este tipo de educação que possibilita criar nos estudantes para que sejam seres humanos do mundo e para o mundo, sem implicar pensar na globalização, senão na socialização de experiências e formas de construção da realidade, que valorize a diversidade e as diferentes formas de ser e existir.
CORDERO, M. Historias de vida: Una metodología de investigación cualitativa. Historias de vida Revista Griot , [S. l.], p. 50 -67, dez. 2012. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. GOMEZ, RUTH; VALLE, CARMEN. Impacto psicológico en los docentes de educación primaria a causa de la covid-19. ACADEMO Revista de Investigación en Ciencias Sociales y Humanidades. , [S. l.], p. 129-139, jul. 2021. MOREIRA, J; SCHLEMME, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, [S. l.], p. 1 - 35, 2020