Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS: PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS E RELAÇÕES COM COMPETÊNCIAS COLETIVAS
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Palavras Chave

inovação; setor público; competências coletivas.
innovation; public sector; collective competences.

Área

Inovação

Tema

Gestão da Inovação, da Tecnologia e da Propriedade Intelectual

Autores

Nome
1 - Carolina Teixeira de Miranda Lins
Universidade Federal da Paraíba - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES
2 - Wagner Soares Fernandes Santos
Universidade Federal da Paraíba - PPGOA

Reumo

Pesquisas recomendam que se busque identificar as variáveis que influenciam a inovação em organizações públicas. Pois os desafios a serem superados na Administração Pública são multifacetados e dinâmicos (BERGUE, 2019), sendo necessário compreender as complexidades e limitações envolvidas, e analisá-las sob diferentes perspectivas. Este artigo busca suprir lacuna verificada em revisão de literatura e analisar as práticas organizacionais relacionadas às competências coletivas para inovação em organizações públicas brasileiras. Partirá do modelo de competências proposto por Montezano (2021).
Almeja-se verificar quais são as ligações das práticas com as competências coletivas e, assim, contribuir para ações de desenvolvimento e fortalecimento das competências que são fundamentais para ações inovativas que viabilizem melhorias nos processos de trabalho e na prestação de serviços públicos mais efetivos à sociedade. Pretende-se responder à questão: quais são as práticas organizacionais que estão relacionadas a competências coletivas voltadas para a inovação em organizações públicas brasileiras?
No setor público brasileiro existem inúmeras experiências inovadoras. Isidro (2018) pesquisou modelos de inovação pública em diversos países e propôs um Modelo Integrado de Gestão Pública Inovadora para o Brasil (GESPUBLIN) envolvendo as dimensões ambiente, capacidade, atividades e resultados. Tal modelo foi reflexo da percepção do pesquisador de que o Brasil era carente de um molde que fundamentasse as práticas inovadoras e da conclusão quanto ao ponto convergente entre os modelos estudados: para inovar são necessárias equipes e pessoas com competências para inovação (MONTEZANO, 2021).
Este estudo utilizou a abordagem qualitativa, em pesquisa teórico-empírica, descritiva e aplicada, utilizando-se do estudo de casos múltiplos. Os sujeitos da pesquisa foram as equipes premiadas nas edições 2018-2022 do Concurso Inovação ENAP. Utilizou-se análise documental e entrevista semiestruturada. Feita a leitura dos protocolos codificados para viabilizar a identificação dos temas seguida do agrupamento dos relatos por temas utilizando-se o NVivo. Em seguida, os resultados foram estruturados em textos temáticos e foi realizada uma análise compreensiva e interpretativa sobre os resultados.
Identificou-se cinco práticas organizacionais relacionadas às competências coletivas enumeradas no modelo Montezano (2021): incentivo à inovação, suporte organizacional, estabelecimento de parcerias, de redes formais e informais e realização de treinamentos e capacitações. Contribuições: aprimoramento dos estudos envolvendo as temáticas, identificação de práticas organizacionais associadas às competências coletivas voltadas à inovação e aprofundamento da compreensão quanto ao nível das equipes, pouco contemplado em pesquisas científicas conforme verificado em revisão de literatura.
Nesse sentido, sob a perspectiva social, a pesquisa pode contribuir para estimular equipes de trabalho a desenvolverem competências inovativas e para possibilitar melhor desempenho das organizações públicas, através da adoção de práticas voltadas à inovação, colaborando para melhorias quando à eficiência e qualidade na prestação dos serviços e no desenvolvimento de processos e procedimentos organizacionais.
ISIDRO, Antonio. Gestão Pública Inovadora: um guia para a inovação no setor público. Curitiba: CRV, 2018. LIMA, J. O.; SILVA, A. B. Determinantes do desenvolvimento de competências coletivas na gestão de pessoas. Revista de Administração Mackenzie, v. 16, n. 5, p. 41-67, 2015. MONTEZANO, L. Modelo multinível de competências para inovação no setor público brasileiro. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília, 2021 MONTEZANO, L.; ISIDRO, A. Proposta de modelo multinível de competências para gestão pública inovadora. Fut Stud Res Journal, v. 12, n. 2, p. 355-378, 2020