Resumo

Título do Artigo

TURISMO DE EVENTOS: CARNAVAL DE RUA E SUA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO NO MUNICÍPIO DE JAGUARI/RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Turismo de eventos, potencialidades turísticas, Ma
Event tourism, tourism potential, SWOT matrix.

Área

Turismo

Tema

Temas emergentes em turismo

Autores

Nome
1 - Carine Brollo Pes
Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - Campus São Vicente do Sul

Reumo

A atividade turística vem tomando importância e crescendo no mundo inteiro, em consequência a este aumento a competitividade entre os destinos turísticos vem em constante crescimento. Em razão deste fato, as cidades que almejam progresso no ramo, precisam estar em constante busca de tendências e melhorias para seus eventos.
Município de Jaguari/RS, que está situado na região central do Estado do Rio Grande do Sul, possui alguns importantes eventos que fazem com que ele deva buscar a atividade turística como uma fonte econômica, pois a partir do momento que ocorre esse desenvolvimento, ocorre também uma preservação da identidade cultural, de patrimônios históricos e naturais. Tendo em vista, a importância do Turismo de Eventos e a sua ascensão, o presente estudo tem como objetivo pesquisar como que o Turismo de Eventos pode estar ligado com a estratégia de desenvolvimento no Município de Jaguari/RS,
De acordo com o Ministério do Turismo (2006), podemos conceituar turismo de Negócios e Eventos como um conjunto que engloba atividades turística decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social. Desta forma, pode-se observar que a valorização e a promoção de eventos podem auxiliar as localidades a se desenvolverem e assim expandirem seus atrativos, passando a serem reconhecidas e aumentando a cada dia o fluxo de visitantes.
Conforme a investigação e análise documental, os resultados foram traçados de acordo com a Análise SWOT, que de acordo com Oliveira (2004), os principais passos a serem adotados para a realização da Análise SWOT são: formular uma lista com gestores e pessoas chaves, aqui denominadas informantes chaves; desenvolver entrevistas individuais e com base nela organizar as informações, priorizando sempre pelas informações mais relevantes e por fim definir os pontos chave
Como oportunidades para o Município, destacamos a grande cobertura de vários veículos de imprensa do Estado, com isso o nome e a marca da cidade passam a ser conhecidos, desenvolvendo assim seu marketing. Com a chegada dos visitantes podemos observar que ocorre uma maior movimentação do comércio, como: restaurantes e lancherias; supermercados; padarias; hotéis; farmácias; postos de combustíveis; lojas e distribuidoras de bebidas e gelos. Nessa época os comerciantes se preparam para melhor atender os foliões.
Com relação ao Turismo de Eventos do Município de Jaguari, pode-se observar que existe grande potencialidades nesta área e que deve ser melhor explorada, além do comprometimento por parte da Administração Pública, há a necessidade de investir em 5 infraestrutura para que as condições mínimas sejam proporcionadas aos visitantes um serviço de alto padrão e de qualidade, em contrapartida também se faz necessário que empresários estejam maior engajados com a atividade turística, proporcionando momentos de discussão e de treinamento para o recebimento dos visitantes.
para o Desenvolvimento do turismo. 2004. 75p. Monografia (Especialista em Gestão e Marketing do Turismo)-Universidade de Brasília. CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. 1. ed. 13° tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. DANTAS, D. S.; MELO, R. D. S. O método de análise de SWOT como ferramenta para promover o diagnóstico turístico de um local: o caso do município de Itabaiana/ PB. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 118 - 130, 2008.