Resumo

Título do Artigo

A relação entre os fatores relacionados ao Technostress e a Satisfação no trabalho no ramo hoteleiro de Sant’Ana do Livramento -RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Technostress; Satisfação no trabalho; Hotelaria
Technostress; Job satisfaction; Hospitality

Área

Turismo

Tema

Temas emergentes em turismo

Autores

Nome
1 - Marjori Gonçalves Lencina
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Sant'Ana do Livramento - RS
2 - Gustavo da Rosa Borges
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Dom Pedrito
3 - Kathiane Benedetti Corso
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento

Reumo

O uso de diversas tecnologias e o consumo ainda mais elevado de informações, trouxe à tona algumas situações problemas que trazem a sensação de estarem à todo momento conectados, tais como: dificuldades de conexão, e-mail lotados à espera de respostas, telefone com mensagens e ligações. Logo, os indivíduos podem vir a apresentar sentimentos como incapacidade, insegurança, desconfiança e desconforto em função da tecnologia conduzindo por diversas vezes ao “estresse tecnológico” ou “technostress” (AYYAGARI, GROVER & PURVIS, 2011).
Objetivo geral: Identificar a presença de fatores relacionados ao technostress em colaboradores do ramo hoteleiro e a relação destes com a satisfação no trabalho. Onde especificamente busca-se: a) Analisar os reflexos do technostress no ambiente laboral; b) Verificar a influência dos construtos do technostress na Satisfação no Trabalho.
O estudo de Tarafdar, Tu, Ragu-Nathan, Ragu-Nathan, (2007), concluiu que o technostress impacta de forma significativa na produtividade dos colaboradores e aumenta o estresse no exercício efetivo de trabalhadores, já Ragu-Nathan, Tarafdar, Tu, (2008) destacaram que o technostress diminui significativamente a satisfação.
Executada por meio do método Survey aplicada “in loco” por meio de um questionário impresso com os construtos de Technostress: techno-sobrecarga, Techno-invasão, Techno-complexidade, Techno-insegurança e Techno-incerteza – e satisfação no trabalho, realizando assim, um corte transversal. A coleta dos dados ocorreu durante o mês de janeiro de 2023, com a participação de 40 colaboradores que compõe o grupo de labor de três hotéis de grande porte de Sant’Ana do Livramento/RS, uma cidade localizada na fronteira Brasil-Uruguai que recebe turistas principalmente por causa dos free shops e cassinos.
De forma geral, são se obversa uma incidência de Technostress sobre os trabalhadores pesquisados. Os quais, apontaram uma avaliação média alta para a satisfação no trabalho. Em relação às cinco dimensões que medem o Technostress, apenas duas apresentaram relação com a satisfação no trabalho, neste caso, a Techno-insegurança e a Techno-incerteza apresentaram esta associação. De um modo prático, quanto menos inseguro um trabalhador de a rede hoteleira estiver, mais satisfeito ele se sentirá no seu ambiente de trabalho.
Os achados sugerem que embora presentes, as variáveis criadoras do Technostress não demonstraram médias tão altas o que destaca que os colaboradores apresentam baixo impacto em relação ao Technostress no ambiente laboral hoteleiro, outro dado significativo, conforme os construtos aqui observados, os participantes sentem-se satisfeitos com o trabalho. Como contribuições práticas, os achados desta pesquisa podem ser utilizados no ramo da hoteleiro, pois, trazem avanços quanto a implicações que podem contribuir para uma menor satisfação laboral da mão de obra.
AYYAGARI, Ramakrishna; GROVER, Varun; PURVIS, Russell. Technostress: Technological antecedents and implications. MIS quarterly. p. 831-858, 2011. TARAFDAR, M., TU, Q., RAGU-NATHAN, B. S., RAGU-NATHAN, T. S. The impact of technostress on role stress and productivity. Journal of Management Information Systems. v. 24, n. 1, p. 301-328, 2007. RAGU-NATHAN, T. S. et al. The consequences of technostress for end users in organizations: Conceptual development and empirical validation. Information systems research, v. 19, n. 4, p. 417-433, 2008.