Resumo

Título do Artigo

TRAÇOS DE PERSONALIDADE DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL
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Palavras Chave

Personalidade; Big Five; Estudantes; Ensino Superior; Administração
Personality; Big Five; Students; University education; Management

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica Educacional

Autores

Nome
1 - Franciane Cougo da Cruz Ceretta
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Iffarroupilha - Júlio de Castilhos
2 - Raquel Schaefer Klauck
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Frederico Westphalen
3 - Vânia Medianeira Flores Costa
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
4 - Elise Fernanda Pozzobon Melchior
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Sede

Reumo

A personalidade pode ser definida como as diferenças individuais nos padrões característicos de pensamento, sentimento e comportamento que faz do indivíduo um ser único. Essa tende a apresentar-se como uma característica relevante para melhores resultados universitários, porém a literatura não é conclusiva quanto à essa relação. Assim, neste estudo objetiva-se identificar o perfil e descrever os traços de personalidade que são predominantes nos estudantes do Curso de Administração do Estado do Rio Grande do Sul (RS), que participaram do Enade 2018. A temática corresponde a um dos aspectos investigados em uma tese que, ao utilizar a teoria dos traços, buscou avaliar a personalidade por meio dos cinco grandes fatores, são eles: abertura, amabilidade, extroversão, conscienciosidade e neuroticismo. O trabalho define-se como quantitativo, descritivo, transversal, do tipo survey, utilizando-se de dados primários e secundários. Um instrumento de pesquisa foi aplicado entre os meses de setembro de 2018 e junho de 2019, a 1.084 indivíduos oriundos de 39 IES que estão localizadas em 42 cidades e nas sete mesorregiões do estado. Um diferencial foi a realização do pareamento dos dados, quando se utilizou a técnica do Propensity Score Matching (PSM) aplicada a duas Bases de Dados (BD): i) a BD1, com informações dos questionários coletados nas IES e, ii) a BD2, com os microdados do Enade 2018, sendo consideradas as informações de 6.226 estudantes do curso de graduação em Administração. Após aplicado o PSM, a amostra final do estudo ficou composta por 639 estudantes. Nos resultados destacam-se as características pessoais e do contexto dos estudantes. Além disso, são apresentados os traços de personalidades preponderantes dos estudantes do curso de administração. Além disso, são apresentadas as contribuições práticas, limitações e sugestões de estudos futuros.
Personality can be defined as individual differences in the characteristic patterns of thinking, feeling and behavior that make an individual unique. This tends to present itself as a relevant feature for better university results, but the literature is not conclusive about this relationship. Thus, this study aims to identify the profile and describe the personality traits that are predominant in the students of the Administration Course of the State of Rio Grande do Sul (RS), who participated in the Enade 2018. The theme corresponds to one of the aspects investigated in a thesis that, using the theory of traits, sought to assess personality through the five major factors, namely: openness, kindness, extroversion, conscientiousness and neuroticism. The work is defined as quantitative, descriptive, transversal, of the survey type, using primary and secondary data. A survey instrument was applied between the months of September 2018 and June 2019, to 1,084 individuals from 39 HEIs located in 42 cities and in the seven mesoregions of the state. A differential was the performance of data pairing, when the Propensity Score Matching (PSM) technique was used, applied to two Databases (BD): i) BD1, with information from the questionnaires collected in the HEIs and, ii) BD2 , with Enade 2018 microdata, considering the information of 6,226 undergraduate students in Administration. After applying the PSM, the final study sample consisted of 639 students. The results highlight the personal characteristics and context of the students. In addition, the predominant personality traits of students in the administration course are presented. In addition, practical contributions, limitations and suggestions for future studies are presented.