Resumo

Título do Artigo

PERSPECTIVAS DA CULTURA ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO PRIVADA EM SANTA MARIA/RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

cultura organizacional, instituição de ensino, correlação, regressão
organizational culture, educational institution, correlation, regression

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Luciana Aparecida Barbieri da Rosa
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia IFRO - Porto Velho- RO
2 - Fernanda Trindade Silveira
3 - Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG - Escola de Negócios
4 - Maria Carolina Martins Rodrigues
CIEO - Universidade do Algarve - investigadora
5 - Larissa Cristina Barbieri

Reumo

A complexidade organizacional é representada pelas múltiplas influências advindas dos sistemas de comunicação, das inovações tecnológicas e da intensificação do conhecimento que impactam os processos de produção. Nesse sentido, as organizações são vistas como culturas abrem um caminho alternativo à racionalidade utilitária de uma visão simplista do contexto organizacional, de modo a admitir influências sociais e culturais. Este estudo tem como objetivo mapear a cultura organizacional em uma instituição de ensino, analisando os valores e práticas predominantes na organização por meio da percepção dos professores. Especificamente, visa a) identificar os valores predominantes na organização; b) identificar quais práticas culturais são mais estabelecidas nesta organização. A pesquisa é quantitativa e a análise dos dados será analisada por meio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), utilizando-se ambas as análises estatísticas descritivas - distribuição de frequências, cálculo de médias e desvios-padrão, para bem caracterizar as variáveis. Dados demográficos que caracterizam os participantes da pesquisa, como análises baseadas em Correlações de Spearman, para verificar a existência de possíveis relações entre as variáveis e a análise de regressão foi realizada por meio do software SAS Enterprise Guide versão 7.13. Diante de todas as exposições sinalizadas neste estudo, pode-se entender que a cultura organizacional impacta o desenvolvimento da organização, uma vez que seu interior é marcado pela troca de relações entre os docentes, e que a postura do gestor reflete sobretudo na valores da instituição. Quanto às limitações e lacunas do presente estudo, devido ao fato que a amostra dos docentes coletadas foi de apenas com 50% dos docentes. Por fim, sugestões para estudos futuros enfatizam a ampliação da amostra para todos os docentes e funcionários da instituição.
Organizational complexity is represented by the multiple influences arising from communication systems, technological innovations and the intensification of knowledge that impact production processes. In this sense, organizations seen as cultures open an alternative path to the utilitarian rationality of a simplistic view of the organizational context, in order to admit social and cultural influences. This study aims to map the organizational culture in a teaching institution, analyzing the prevailing values and practices in the organization through the perception of teachers. Specifically, it aims to a) identify the predominant values in the organization; b) identify which cultural practices are most established in this organization. The research is quantitative and data analysis will be analyzed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS), using both descriptive statistical analyzes - frequency distributions, calculation of means and standard deviations, to characterize the variables well. demographics that characterize the research participants, such as analyzes based on Spearman's Correlations, in order to verify the existence of possible relationships between the variables and the regression analysis was performed using the SAS Enterprise Guide software version 7.13. Given all the exposures signaled in the proceeding of this study, it can be understood that the organizational culture impacts the development of the organization, since its interior is marked by the exchange of relationships between professors, and that the manager's posture reflects above all on the institution's values . As for the limitations and gaps of the present study, due to the fact that data were collected only with 50% of the professors. Finally, suggestions for future studies emphasize expanding the sample to all professors and employees of the institution.