Resumo

Título do Artigo

ENDOMARKETING COMO GESTÃO ESTRATÉGICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DE SANTA MARIA/RS
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Palavras Chave

Comunicação Interna. Endomarketing.
Internal communication. Internal marketing.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Sueellen Vaz
Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA - Sede
2 - Steffani Nikoli Dapper
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA

Reumo

Diante da globalização, a competitividade entre as organizações aumenta, portanto, a busca pela redução de perdas e custos torna-se imprescindível. Nesta linha de percepção se faz necessário o engajamento de todos os indivíduos da empresa e, para tanto, a preocupação com os recursos mais importantes se faz necessário, os colaboradores internos. O uso da técnica de gestão de Endomarketing pode complementar a gestão estratégica da organização, podendo ainda proporcionar uma linha direta com os colaboradores e integrando-os aos objetivos da empresa. O presente estudo buscou analisar o uso do Endomarketing no ambiente organizacional, de forma a contribuir para a gestão estratégica em uma Instituição de Ensino Superior Privada. A metodologia utilizada teve uma abordagem de caráter descritivo, quantitativo, do tipo survey. Para a coleta de dados foi utilizado o instrumento adaptado de Andrade (2015). A partir dos resultados obtidos, constatou-se que a nota atribuída a comunicação interna da instituição ficou entre 3 e 4, sendo que os principais pontos a serem melhorados são relacionados ao setor de recursos humanos (RH) e a comunicação interna como um todo.
Faced with globalization, the competitiveness between organizations increases, therefore, the search for the reduction of losses and costs becomes essential. In this line of perception, the engagement of all individuals in the company is necessary and, for that, the concern with the most important resources is necessary, the internal collaborators. The use of the Endomarketing management technique can complement the organization's strategic management, and can also provide a direct line to employees and integrate them with the company's objectives. This study sought to analyze the use of Endomarketing in the organizational environment, in order to contribute to the strategic management of a Private Higher Education Institution. The methodology used had a descriptive, quantitative, survey-type approach. For data collection, the instrument adapted from Andrade (2015) was used. From the results obtained, it was found that the score attributed to the institution's internal communication was between 3 and 4, and the main points to be improved are related to the human resources (HR) sector and internal communication as a whole.