Resumo

Título do Artigo

IMPLICAÇÕES DO WOKE CAPITALISM NA GERAÇÃO DE VALOR CORPORATIVO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Woke capitalism; motivações corporativas; geração de valor corporativo
Woke Capitalism; corporate motivation; corporate value generation

Área

Contabilidade e Finanças

Tema

Contabilidade Financeira e Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - Andrei Giovani Maia
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus de Palmeira das Missões
2 - José de Pietro Neto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Palmeira das Missões
3 - Carlos Gilbert Conte Filho
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Palmeira das Missões

Reumo

Recentemente, o mundo corporativo vem utilizando questões sociais polêmicas de viés político-ideológico progressista em seu posicionamento de mercado. Esse viés político-ideológico corporativo é denominado woke capitalism e seus impactos no valor das empresas ainda são praticamente desconhecidos. Desta forma, este estudo procura trazer o conceito e motivações da posição ideológica empresarial, assim como procura mostrar as possíveis implicações do woke capitalism na geração de valor da empresa. Para alcançar estes objetivos, a primeira parte do estudo apresentou uma abordagem teórico-conceitual e a segunda parte traz um estudo de caso empresarial que mostrou o resultado corporativo, após uma campanha de mercado de cunho progressista/socialista. Após uma análise do demonstrativo de resultado da Empresa (DRE), os resultado contábil apontou para uma queda considerável do retorno corporativo no período posterior à campanha de mercado.
Recently, the corporate world has been using controversial social issues with a progressive political-ideological bias in its market positioning. This corporate political-ideological bias is called woke capitalism and its impact on the value of companies is still practically unknown. Thus, this study seeks to bring the concept and motivations of the business ideological position, as well as to show the possible implications of woke capitalism in the generation of company value. To achieve these objectives, the first part of the study presented a theoretical-conceptual approach and the second part presents a business case study that showed the corporate result, after a market campaign of a progressive/socialist nature. After an analysis of the Company's income statement (DRE), the accounting results pointed to a considerable drop in corporate return in the period after the market campaign.