Resumo

Título do Artigo

A CONTABILIDADE GERENCIAL NA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS CONTADORES: UMA ABORDAGEM BASEADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
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Palavras Chave

Escritórios de contabilidade. Contabilidade gerencial. Clientes.
Accounting offices. Management accounting. Customers.

Área

Contabilidade e Finanças

Tema

Controladoria e Controle Gerencial

Autores

Nome
1 - Edvir Schio
2 - Lucas Almeida dos Santos
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
3 - JAQUELINE CARLA GUSE
Universidade Franciscana - UFN - CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
4 - Sofia Ludtke Topolski
Universidade Franciscana - UFN - Ciências Contábeis

Reumo

A concorrência entre as empresas faz com que elas busquem melhorar os seus processos e isto inclui a reformulação de estratégias, além da forma como conduzem a administração da mesma e a implementação de tecnologias de ponta a fim de serem ágeis nas respostas pertinentes aos seus clientes. Neste sentido, este estudo objetivou analisar como a contabilidade, por meio de ferramentas gerenciais auxilia os clientes quanto a gestão de seus negócios. Metodologicamente esta pesquisa possui abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica, tendo seus dados coletados por meio de questionário fechado, contendo 32 questões, sendo 09 respondentes validados. Por meio do presente trabalho, constatou-se que os escritórios de contabilidade estão se adaptando às mudanças e implementando a contabilidade gerencial de forma gradual, inserindo essas ferramentas em seu pacote de serviços ofertados aos seus clientes, que por sua vez, tem certo receio quando às ferramentas mais elaboradas como o Balanced Scorecard. Ainda, averiguou-se que os clientes se utilizam apenas das ferramentas gerenciais mais convencionais como o fluxo de caixa, por exemplo, o que não descarta a utilização de relatórios mais elaborados para um melhor entendimento. No que tange às práticas gerenciais desenvolvidas pelos escritórios, nota-se que estes se encontram em fase de implementação das ferramentas mais elaboradas, porém, ainda falta conhecimento e expertise por parte dos profissionais para oferecerem tal serviço. Além disso, o desconhecimento acerca dessas ferramentas gerenciais é a principal causa pela não utilização e pela menor importância atribuída pelos clientes.
The competition between companies makes them seek to improve their processes and this includes the reformulation of strategies, in addition to the way they conduct the administration of the same and the implementation of cutting-edge technologies in order to be agile in the relevant responses to their customers. In this sense, this study aimed to analyze how accounting, through management tools, helps clients in managing their businesses. Methodologically, this research has a qualitative, descriptive and bibliographic approach, having its data collected through a closed questionnaire, containing 32 questions, with 09 respondents being validated. Through this study, it was found that accounting firms are adapting to changes and gradually implementing management accounting, inserting these tools in their package of services offered to their clients, who, in turn, are somewhat afraid when to more elaborate tools such as the Balanced Scorecard. Still, it was found that customers only use more conventional management tools such as cash flow, for example, which does not rule out the use of more elaborate reports for a better understanding. With regard to the management practices developed by the offices, it is noted that they are in the process of implementing the most elaborate tools, however, there is still a lack of knowledge and expertise on the part of professionals to offer such a service. In addition, the lack of knowledge about these management tools is the main cause for non-use and the lesser importance given by customers.