Resumo

Título do Artigo

VAIDADE MASCULINA: UM ESTUDO SOBRE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO RIO GRANDE DO SUL- BRASIL
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Palavras Chave

Comportamento de Compra. Homem. Estética masculina. Barbearia
Buying Behavior. Man. Male aesthetics. Barbershop

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores

Nome
1 - Elisama do Amaral Fidencio
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
2 - Paloma de Mattos Fagundes
3 - Mariane Rubin Deutschmann
Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis
4 - Ana Claudia Machado Padilha
Universidade de Passo Fundo - FACULDADE DE CIÊNCIA ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS

Reumo

Com o constante crescimento do mercado de estética masculino e os homens mais preocupados em cuidar da sua aparência, surgiu a oportunidade de as barbearias investirem mais nesse novo segmento. Entretanto, entender o comportamento do consumidor, saber seus gostos e desejos é uma maneira de evoluir nesse mercado. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor masculino e suas preferências de produtos e serviços em uma barbearia no noroeste do Rio Grande do Sul. Para isso foi realizada uma pesquisa com 31 clientes da Barbearia D’ Moura, localizada no município de Panambi-RS. O instrumento de coleta de dados foi um questionário composto com 15 questões fechadas, 6 questões de escala Likert e 2 questões abertas. Os resultados mostraram que os clientes da barbearia se preocupam com o seu autocuidado e estão satisfeitos com os serviços e produtos oferecidos pelo estabelecimento. Além disso, para eles a qualidade dos produtos e serviços é de extrema importância, sendo fundamental no processo de decisão de compra. No entanto a empresa deve estar atenta as mudanças, sempre em busca de melhorias para atingir as expectativas dos seus clientes, pois o mercado da beleza está em constante desenvolvimento e junto dele a concorrência acirrada.
With the constant growth of the male beauty market and men more concerned with taking care of their appearance, the opportunity arose for barber shops to invest more in this new segment. However, understanding consumer behavior, knowing their tastes and desires is a way to evolve in this market. In this sense, this study aims to analyze the behavior of male consumers and their preferences for products and services in a barber shop in the northwest of Rio Grande do Sul. For this purpose, a survey was conducted with 31 clients of Barbearia D 'Moura, located in the city from Panambi-RS. The data collection instrument was a questionnaire composed of 15 closed questions, 6 Likert scale questions and 2 open questions. The results showed that barber shop customers are concerned about their self-care and are satisfied with the services and products offered by the establishment. In addition, for them the quality of products and services is extremely important, being fundamental in the purchase decision process. However, the company must be attentive to changes, always looking for improvements to reach the expectations of its customers, as the beauty market is constantly developing and with it fierce competition.