Resumo

Título do Artigo

PANORAMA DO USO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS EM PESQUISAS SOBRE AVALIAÇÃO DA PEGADA DE CARBONO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Métodos quantitativos; Pegada de Carbono; Instituições de Ensino Superior
Quantitative methods; Carbon Footprint; Higher Education Institutions

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Paulo Guilherme Fuchs
Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria
2 - Sandro Vieira Soares
Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Cristina Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC - Florianópolis
4 - Ana Regina de Aguiar Dutra
Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - Programa de Pós-Graduação em Administração
5 - José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra
Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - Florianópolis

Reumo

O emprego apropriado de métodos quantitativos em pesquisas na área da sustentabilidade é fundamental para proporcionar iniciativas que culminem em desenvolvimento sustentável, uma vez que a diversidade de opções lógicas existentes para a concepção e realização de pesquisas científicas encontram-se cada vez mais especializadas com o desenvolvimento de softwares e ganhos de qualidade dos recursos digitais. Sendo assim, conhecer e divulgar estas opções torna-se importante e significativo. Para tanto, a presente investigação procurou representar a conjuntura atual dos métodos quantitativos utilizados em pesquisas que abordam avaliação da pegada de carbono nas instituições de ensino superior. O estudo caracteriza-se como bibliográfico, já que explorou uma amostra de 20 artigos científicos publicados entre 2016 e 2021 relacionados ao assunto. Os resultados da pesquisa mostram que a maior parcela das publicações sobre avaliação da pegada de carbono utilizou da técnica de análise de regressão múltipla, com 35%. O questionário foi utilizado para coleta de dados na maioria dos estudos, com 75%, seguidos pela pesquisa documental, com 25%. Os resultados mostram a predominância do uso da escala de mensuração Likert de 5 pontos, em 40% dos artigos. A pesquisa permitiu concluir que os principais estudos relacionam não só as emissões de carbono ou o uso de energia, mas diferentes outras variáveis para medir e interpretar o instrumento da pegada de carbono. O estudo ajudou a expandir o entendimento a respeito da utilização dos métodos quantitativos em pesquisas sobre o tema e evidenciou alguns percursos metodológicos que podem sustentar estudos futuros.
The appropriate use of quantitative methods in researches in the area of sustainability is essential to provide initiatives that culminate in sustainable development, since the diversity of existing logical options for the conception and carrying out of scientific researches are increasingly specialized with development of software and gains of quality of digital resources. Therefore, knowing and disclosing these options becomes important and significant. Therefore, this investigation sought to represent the current situation of quantitative methods used in researches that address the assessment of the carbon footprint in higher education institutions. The study is characterized as bibliographic, as it explored a sample of 20 scientific articles published between 2016 and 2021 related to the subject. The research results show that most publications on carbon footprint assessment used the multiple regression analysis technique, with 35%. The questionnaire was used for data collection in most studies, with 75%, followed by documentary research, with 25%. The results show the predominance of using the 5-point Likert scale in 40% of the articles. The research concluded that the main studies relate not only carbon emissions or energy use, but different other variables to measure and interpret the carbon footprint instrument. The study helped to expand the understanding of the use of quantitative methods in research on the subject and highlighted some methodological paths that can support future studies.