Resumo

Título do Artigo

O Comportamento de uso do Smartphone em tempos de Pandemia da COVID-19: uma Survey com Alunos e Professores de Instituições de Ensino Superior Brasileiras
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Palavras Chave

Smartphone; Paradoxos; Contextos Móveis
Smartphone; Paradoxes; Mobile Contexts

Área

Estudos interdisciplinares sobre Covid-19

Tema

Impacto Educacional, Social e Cultural

Autores

Nome
1 - Fernando Araújo Braz
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
2 - Kathiane Benedetti Corso
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento

Reumo

O presente estudo tem como principal objetivo, investigar as mudanças no comportamento de uso do smartphone no período de pandemia por alunos e professores de Instituições de Ensino Superior do Brasil. O estudo se fundamenta-se no contexto de que a pandemia de COVID-19 acarretou em uma mudança de paradigmas para a sociedade. Deste modo, as tecnologias passaram a ser utilizada com maior frequência, ocasionando mudanças no comportamento dos indivíduos diante dos paradoxos e da mobilidade advinda destes dispositivos. Como fundamentação teórica abordou-se sobre o uso do smartphone, os contextos móveis e os paradoxos advindos destas práticas. Como método foi utilizada de uma abordagem quantitativa, de cunho exploratório descritivo, devido à pandemia optou-se por um levantamento do tipo survey através de um questionário. Através de um cálculo amostral para populações infinitas chegou-se a um total de 385 professores e 384 alunos, realizando uma análise descritiva. Ao final do estudo, obteve-se um total de 1578 respondentes, sendo 1025 discentes e 553 docentes. Por conseguinte, foi possível evidenciar que o comportamento de ambas amostras não diverge na maioria das questões, porém, em determinadas questões é evidenciado que o professor acaba sofrendo um impacto maior a utilizar o smartphone visto que para dar continuidade a sua profissão se tornou necessário “criar lives” e utilizar do homeoffice como meio de exercer sua profissão. Os resultados de forma geral foram coerentes com a teoria abordada, demonstrando que o indivíduo em uma sociedade contemporânea não consegue se afastar do uso das tecnologias (smartphone). Também pôde-se evidenciar que os professores apresentaram uma percepção maior em relação ao aumento na frequência de uso dos smartphones.
The main objective of this study is to investigate how changes in the behavior of smartphone use during the pandemic period by students and teachers of Higher Education Institutions in Brazil. The study is based on the context that a COVID-19 pandemic resulted in a change of paradigms for a society. In this way, as technologies come to be used with greater frequency, causing changes in the behavior of the necessary paradoxes and the advanced mobility of these devices. As a theoretical foundation, the use of smartphones, mobile contexts and the paradoxes arising from these practices were addressed. As a method used in a quantitative approach, with an exploratory-descriptive nature, due to the pandemic, a survey by one questionnaire was chosen. Through a sample calculation for infinite populations, a total of 385 teachers and 384 students were reached, performing a descriptive analysis. At the end of the study, a total of 1578 respondents were obtained, with 1025 students and 553 teachers. Therefore, it was possible to show that the behavior of both parties does not diverge on most issues, however, in certain issues it is evidenced that the teacher ends up suffering a greater impact when using the smartphone as to continue their profession if it becomes necessary “create lives” and use the home office as a means of exercising their profession. The results were generally consistent with the theory discussed, demonstrating that the individual in a contemporary society cannot move away from the use of technologies (smartphone). It could also be evidenced that universal teachers had a greater perception in relation to the increased frequency of use of smartphones.