Resumo

Título do Artigo

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM MOMENTO DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS SVS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Qualidade de Vida. TeleTrabalho. COVID-19. Saúde do Docente
Quality of life. Telework. COVID-19. Teacher's Health.

Área

Estudos interdisciplinares sobre Covid-19

Tema

Impacto na Saúde

Autores

Nome
1 - Gustavo Silveira Ramos
Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - São Vicente do Sul
2 - Simone Bochi Dorneles
Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - São Vicente

Reumo

A abordagem sobre a qualidade de vida no trabalho dos docentes de uma organização é sempre muito importante, e no atual cenário de pandemia, se faz necessário avaliar como os docentes estão lidando com uma nova forma de trabalho a distância, pois a mesma está ligada diretamente com a qualidade de ensino/aprendizagem. O principal objetivo foi de analisar o nível de satisfação de acordo com a percepção dos docentes, com base nas categorias do modelo de qualidade de vida de Walton. A pesquisa realizada é quantitativa de caráter descritivo realizando um estudo de caso, mediante entrevistas estruturadas com questões fechadas. A população amostral são os docentes do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. Os docentes entrevistados consideram- se satisfeitos com os benefícios, salários, autonomia, utilização do conhecimento, uso da criatividade, estabilidade, treinamentos, relacionamento docente-aluno e relacionamento docente-superiores. As medidas sugeridas para uma humanização do novo modo de trabalho a distância se relacionam com uma implantação de um programa de qualidade de vida que foi desenvolvido pelo autor para solucionar os principais pontos críticos encontrados com a realização deste estudo.
The approach to the quality of life at work of an organization's teachers is always very important, and in the current pandemic scenario, it is necessary to assess how the teachers are dealing with a new form of distance work, as it is directly linked with quality teaching / learning. The main objective was to analyze the level of satisfaction according to the perception of the teachers, based on the categories of Walton's quality of life model. The research carried out is quantitative and descriptive in character, performing a case study, through a structured evaluation with closed questions. A sample population are the professors of the Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. professors-superiors. The measures suggested for a humanization of the new way of working at a distance are related to the implementation of a quality of life program that was developed by the author to solve the main points found in this study.