Gramado, Educação, Turismo, Patrimônios Culturais.
Gramado, Education, Tourism, Cultural Heritage.
Área
Turismo
Tema
Turismo, Gestão, Patrimônio e Hospitalidade
Autores
Nome
1 - MANOELA BARBACOVI
Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Canoas
Reumo
Este estudo se inscreve no Campo dos Estudos Culturais e contempla as discussões acerca dos
Patrimônios Culturais e das identidades em cidades turísticas. O objetivo central do estudo é
analisar as epistemologias e pedagogias disseminadas pela disciplina Educação para o Turismo no
currículo do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Gramado. Neste sentido, investigou-se
como a disciplina de Educação para o Turismo tem representado a cidade de Gramado e as
identidades locais, examinando as estratégias representacionais acionadas no Curso de Capacitação Docente em Educação para o Turismo, organizado pelas Secretarias Municipais de Educação e Turismo e nas entrevistas realizadas com docentes das escolas municipais que ministram esta
disciplina. Entre as principais marcações produzidas e disseminadas por esses materiais destaca-se a noção de uma Gramado intrinsecamente turística e europeia e de uma vocação naturalmente
turística dos gramadenses.
This study analyzes the epistemologies and pedagogies disseminated by the subject Tourism Education in the Elementary School curriculum of Municipal Schools in Gramado. It is intended to investigate how the subject Tourism Education has represented the city of Gramado and its cultural, material and immaterial
heritage, examining the representational strategies used in the Teacher’s Training Courses for tourism education in Gramado. In theoretical terms, this study is part of the Cultural Studies Field and in the discussions on Cultural Heritage. In this sense, the main objective of this research is to analyze the
discursive production on Gramado’s cultural heritage and the local identities in the statements of the
Teacher’s Training Course in Tourism Education and in the interviews carried out with teachers who work with this subject in Gramado’s municipal schools. Thus, the aim is to problematize the notions of an intrinsically touristic and European Gramado and of a naturally tourist vocation of its residents.