Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO E COOPERAÇÃO: RETRATOS DA ECONOMIA CRIATIVA EM SANTA MARIA (RS)
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Palavras Chave

DESENVOLVIMENTO
DEVELOPMENT

Área

Inovação

Tema

Empreendedorismo Inovador

Autores

Nome
1 - SIBELE VASCONCELOS DE OLIVEIRA
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Economia e Relações Internacionais
2 - ANISME PAIM DE ASSIS
3 - KALINCA LÉIA BECKER

Reumo

O presente estudo tem como foco da análise o mapeamento das atividades desenvolvidas no âmbito de iniciativas culturais e criativas em Santa Maria, a partir de um conjunto plural e multidimensional de macro-critérios. São realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, além da análise dos dados do Censo Cultural 2020, promovido pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria. Dentre as atividades econômicas que compõem a economia criativa estão: audiovisual, comunicações, TV e rádio, publicidade, arquitetura, música, artes visuais e cênicas, artesanato, turismo e patrimônio histórico e cultural, entre outros. O Censo Cultural 2020 compreendeu 458 indivíduos representantes da economia criativa do município, sendo a maior parte dos participantes da pesquisa, profissionais do setor cultural (74,67%). Por outro lado, 13,54% e 11,79% são estudantes e profissionais amadores, respectivamente. Apesar do número expressivo de profissionais atuantes nos diferentes segmentos criativos em Santa Maria, somente 32,1% possuem empresa na área cultural. O Censo Cultural revelou que a economia criativa de Santa Maria apresenta potencial de desenvolvimento de ações coletivas por parte dos profissionais atuantes no setor, já que 31,7% dos participantes da pesquisa afirmam estar filiados a alguma associação, entidade, sindicado ou conselho profissional. A importância da ação coletiva para a economia criativa está justamente associada ao perfil de atividades por ela desenvolvidas. Considerando que os sujeitos da economia criativa santa-mariense desenvolvem ações em todas as regiões do município, com incursões em outras cidades do Rio Grande do Sul (43% dos casos) e mesmo do Brasil (21,2% dos casos), refletir sobre os impactos gerados pelo setor sobre o desenvolvimento econômico local e regional torna-se crucial, especialmente para que as entidades públicas e privadas possam planejar ações coordenadas de consolidação dos diversos segmentos.
The present study focuses on the analysis of the mapping of activities developed in the context of cultural and creative initiatives in Santa Maria, based on a plural and multidimensional set of macro-criteria. Bibliographic and documentary research is carried out, in addition to the analysis of data from the 2020 Cultural Census, promoted by the Municipal Council for Cultural Policy of Santa Maria. Among the economic activities that make up the creative economy are: audiovisual, communications, TV and radio, advertising, architecture, music, visual and scenic arts, handicraft, tourism and historical and cultural heritage, among others. The 2020 Cultural Census comprised 458 individuals representing the municipality's creative economy, with most of the survey participants being professionals from the cultural sector (74.67%). On the other hand, 13.54% and 11.79% are students and amateur professionals, respectively. Despite the significant number of professionals working in different creative segments in Santa Maria, only 32.1% have a company in the cultural area. The Cultural Census revealed that Santa Maria's creative economy has the potential to develop collective actions by professionals working in the sector, as 31.7% of survey participants claim to be affiliated with some association, entity, union or professional council. The importance of collective action for the creative economy is precisely associated with the profile of activities developed by it. Considering that the subjects of Santa Maria creative economy develop actions in all regions of the city, with incursions in other cities in Rio Grande do Sul (43% of cases) and even in Brazil (21.2% of cases), reflect on the impacts generated by the sector on local and regional economic development becomes crucial, especially so that public and private entities can plan coordinated actions to consolidate the different segments.