Resumo

Título do Artigo

AUTOAUDITORIA E PEGADA ECOLÓGICA: UMA AUTOREFLEXÃO PARA O CONSUMO CONSCIENTE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

autoauditoria; consumo; pegada ecológica
self audit; consumption; ecological footprint

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Cristian Teixeira Marques
Centro de Ensino Superior Riograndense - Cesurg - Marau

Reumo

Em todo mundo as universidades enfrentam o desafio de reduzir o consumo, os resíduos e as emissões de gases de efeito estufa, e devem informar aos alunos sobre as questões ambientais globais ensinando a sustentabilidade de forma ampla em todos os currículos. A auto auditoria fornece uma maneira eficaz dos alunos medirem o seu próprio uso de recursos e geração de resíduos, envolvendo assim uma autorreflexão acerca de seus comportamentos de consumo. Outro indicador diretamente relacionado ao uso racional e equitativo dos recursos naturais é a “Pegada Ecológica”. A partir das duas metodologias descritas, este relatório apresenta os resultados obtidos acerca da pegada ecológica e do processo de auto auditoria de consumo de energia, água e combustíveis, e da geração de resíduos, de um professor/estudante de engenharia civil entre os dias 09 e 11 de abril de 2021. Os resultados obtidos demonstram o quanto somos influenciados pela cultura de consumo em que vivemos a consumir sempre cada vez mais e gerar mais resíduos, mesmo sem perceber. Além disso, os resultados também foram influenciados diretamente pelos dias selecionados para análise, uma vez que a rotina do autor foi alterada drasticamente em virtude de compromissos de eventos e cursos agendados. Desta forma, não foi possível alcançar as metas propostas pela metodologia, apesar disto, pode-se dizer que estes aumentos poderiam ter sido muito maiores se o autor não estivesse comprometido com este trabalho objetivando a redução proposta pela metodologia. Por fim, é importante considerar-se que cada dia da semana possui uma rotina diferente, e com isso são alterados também os padrões de consumo. Sendo assim, seria mais interessante a comparação entre os padrões de dias com uma mesma rotina, pois desta forma as metas de redução propostas poderiam ser alcançadas de maneira mais fácil, pela igualdade de atividades e necessidades.
Universities around the world face the challenge of reducing consumption, waste and greenhouse gas emissions, and must inform students about global environmental issues by teaching sustainability broadly across all curricula. Self-audit provides an effective way for students to measure their own resource use and waste generation, thus involving self-reflection about their consumption behavior. Another indicator directly related to the rational and equitable use of natural resources is the “Ecological Footprint”. From the two methodologies described, this report presents the results obtained about the ecological footprint and the self-audit process of energy, water and fuel consumption, and waste generation, by a professor/student of civil engineering between the 9th and April 11, 2021. The results obtained demonstrate how much we are influenced by the consumer culture in which we live to consume more and more and generate more waste, even without realizing it. In addition, the results were also directly influenced by the days selected for analysis, since the author's routine was drastically changed due to scheduled events and courses appointments. Thus, it was not possible to achieve the goals proposed by the methodology, despite this, it can be said that these increases could have been much greater if the author had not been committed to this work aiming at the reduction proposed by the methodology. Finally, it is important to consider that each day of the week has a different routine, and with this consumption patterns are also changed. Therefore, it would be more interesting to compare the patterns of days with the same routine, as this way the proposed reduction targets could be achieved more easily, by the equality of activities and needs.