Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Avaliação. Escola. Professores. Qualidade de Vida no Trabalho.
Evaluation. School. Teachers. Quality of life at work.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Angeluce Comoretto Parcianello
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - ADMINISTRAÇÃO

Reumo

Este trabalho teve por objetivo a avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho na percepção dos Professores do Ensino Médio atuante em sala de aula em uma Escola Estadual localizada no Interior do Estado do Rio Grande do Sul/RS, que será utilizada para fins de estudo. O tema Qualidade de Vida no Trabalho tem impacto direto e indiretamente na vida das pessoas, e tem repercussão no seu trabalho, nas suas ações, na sala de aula, com o futuro de seus alunos, na política, nas questões sociais, familiares e na sociedade. Por isso surgiu à preocupação em pesquisar a questão sobre a Qualidade de Vida no Trabalho dos Professores Estaduais do Ensino Médio. E assim surgiu a questão problema: Quais os níveis de qualidade de vida no trabalho dos professores de uma escola estadual? Os objetivos propostos foram de conhecer o perfil dos professores pesquisados, por meio de variáveis sócias demográficas e de carga de trabalho e Avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho na percepção dos Professores. A pesquisa descritiva por meio do método quantitativo. O público alvo foram os professores do ensino médio atuantes em sala de aula da escola escolhida para realizar a pesquisa. O instrumento de pesquisa foi questionário impresso somente com questões fechadas. Para a coleta de dados os professores foram convidados a responder o questionário através de uma breve explicação do sobre a pesquisa. Também foram esclarecidos que a qualquer momento sem prejuízos pode fazer a escolha de parar de preencher o questionário. A coleta aconteceu no mês de outubro do ano letivo de 2019. A partir da coleta dos dados, passou-se a escrever a análise e discussões dos resultados respondendo assim questão proposta que era o problema e os objetivos. Na sequência as considerações finais onde traz a relevância, limitações, sugestões para a realização do outros trabalhos.
This work aimed to evaluate the Quality of Work Life in the perception of High School Teachers working in the classroom in a State School located in the interior of the State of Rio Grande do Sul/RS, which will be used for study purposes. The theme of Quality of Life at Work has a direct and indirect impact on people's lives, and has repercussions on their work, on their actions, in the classroom, on the future of their students, on politics, on social and family issues and on society. That's why there was a concern in researching the question about the Quality of Life at Work of State High School Teachers. And so the problem question arose: What are the levels of quality of life at work for teachers in a state school? The proposed objectives were to know the profile of the surveyed teachers, through demographic and workload social variables, and Evaluate the Quality of Work Life in the Teachers' perception. Descriptive research using the quantitative method. The target audience was high school teachers working in the classroom of the school chosen to carry out the research. The research instrument was a printed questionnaire with closed questions only. For data collection, teachers were invited to answer the questionnaire through a brief explanation of the research. It was also clarified that at any time without prejudice, it can choose to stop filling out the questionnaire. The collection took place in the month of October of the 2019 school year. From the data collection, the analysis and discussions of the results started to be written, thus answering the proposed question which was the problem and the objectives. Following the final considerations, which brings the relevance, limitations, suggestions for carrying out other works.